Fora dos planos de Ernesto Valverde, Rafinha tem sido apontado como um dos presentes da barca do Barcelona para este início de 2018. O provável futuro, até a última semana, era o Celta, clube que já defendeu por empréstimo. Agora, no entanto, o Valencia aparece como outro possível destino do meia-atacante.
A informação é do jornal local "Superdeporte", que afirma que o Valencia quer Rafinha por empréstimo até o fim da temporada. Novo ares seriam proveitosos para o filho do tetracampeão Mazinho, cujo interesse atual é de atuar mais vezes visando uma convocação à Copa do Mundo de 2018.
Caso acerte com o Valencia, Rafinha, que tem o seu nome anuído pelo técnico Marcelino García Toral, encontraria (hoje) uma equipe na terceira colocação do Campeonato Espanhol, com 34 pontos - 11 a menos que o líder Barcelona, onde Rafinha tem vínculo até junho de 2020.
Aos 24 anos, Rafinha está em reta final de recuperação de uma lesão no menisco do joelho direito. Campeão olímpico, o brasileiro teve alta no dia 18 de dezembro, após artroscopia e oito meses de tratamento.