Poucos dias após brilhar e ajudar o Feyenoord a sair de uma seca de 18 anos sem título do Campeonato Holandês, o atacante Dirk Kuyt anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria do futebol.
Kuyt marcou os três gols do Feyenoord na vitória por 3 a 1 sobre o Heracles, na última rodada do Holandês, garantindo o título, que não vinha desde 1998/99. O experiente atacante foi eleito o melhor jogador do campeonato.
A despedida foi em grande estilo. Após a partida, a torcida fez festa com os jogadores no estádio e nas ruas de Roterdã. Na segunda-feira, Kuyt foi muito saudado pelos fãs, que lotaram a principal praça da cidade.
Kuyt foi revelado pelo Quick Boys, pequeno time holandês, e jogou ainda por Utrecht e Feyenoord antes de chegar ao futebol inglês para atuar no Liverpool. Após seis temporadas nos Reds, atuou no Fenerbahçe, da Turquia, antes de regressar para o seu país de origem.
No Liverpool, Kuyt atuou em 285 partidas e marcou 71 gols. Atuou também pela seleção holandesa nas Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, além das Eurocopas de 2008 e 2012.
Na carreira, Kuyt atuou em 907 jogos, com 320 gols.