O Atlético de Madrid anunciou, na tarde desta quinta-feira, a contratação do defensor César Azpilicueta, de 33 anos. O espanhol se despediu do Chelsea após 11 anos nos Blues, passando boa parte da jornada como capitão do clube, e assinou com os colchoneros em vínculo a princípio válido por uma temporada.
O jogador já foi recebido em Madrid pelo staff do Atlético. Na parte da manhã, realizou os testes médicos iniciais, sem maiores problemas, e foi anunciado através das redes sociais rojiblancas. A apresentação oficial do atleta para a imprensa deve acontecer na próxima sexta-feira (7), no Cívitas Metropolitano.
Antes de chegar ao futebol inglês, Azpilicueta foi revelado pelo Osasuna, subindo aos profissionais em 2007. Três anos depois, se transferiu para o Olympique de Marselha, da França, onde se destacou e chamou a atenção do Pride of London. A contratação veio: foram cerca de nove milhões de euros desembolsados pelo seu futebol. Durante 11 anos, Azpi atuou em 508 oportunidade, marcando 17 gols e dando 56 assistências no período. Como capitão, ergueu a taça da Champions League de 2020-21, sua única conquistada pelos Blues.
Reforços no setor defensivo têm sido a prioridade do time de Diego Simeone. Nesta janela de verão europeia, dois jogadores já foram anunciados. Primeiro, o lateral-esquerdo Javi Galán, que chega do Celta de Vigo para suprir a saída de Reguilón; depois, o zagueiro Çaglar Söyüncü, que já havia firmado acordo com o Atleti em janeiro, antes de ser rebaixado na Premier League com o Leicester.