Após o fracasso na Copa do Mundo, com troca no comando técnico e eliminação para a Rússia nas oitavas de final, a Espanha apresentou nesta quinta-feira Luis Enrique como novo treinador. O ex-comandante do Barcelona afirmou que vai haver mudanças no elenco em sua primeira convocação, no dia 31 de agosto
- Na minha primeira lista com certeza haverá surpresas. Neste momento tenho em vista uns 70 jogadores, mas a princípio não falo em nomes. Não é possível ainda saber o quanto a equipe vai mudar em relação ao Mundial porque há jogadores em pré-temporada, em férias... É preciso ver em que forma estão, em que condições chegarão. Creio que só poderemos ver isso claramente após avaliações individuais. Acho bom a incerteza deles se estarão no time - declarou.
Lucho não quis adiantar alguns temas que viraram destaque após a Copa do Mundo, como a titularidade de David De Gea no gol da Espanha e a manutenção de Sergio Ramos como capitão. O treinador lamentou não poder mais contar com Gerard Piqué e Andrés Iniesta, que deixaram a seleção após o Mundial.
- Temos que respeitar as decisões individuais dos jogadores. Piqué já tinha anunciado que deixaria a seleção. André era como um irmão mais novo quando foi meu companheiro. Adoraria tê-lo na lista, mas tenho que respeitar sua decisão. Ainda não conversei diretamente com nenhum, mas vou respeitar os desejos e contar com aqueles que estiverem disponíveis.
A Espanha anunciou Luis Enrique no dia 9 de julho e assinou por duas temporadas. Neste período, o seu maior desafio será a Eurocopa de 2020. No dia 8 de setembro, Lucho estreará no comando da seleção diante da Inglaterra, em jogo válido pelo Grupo 4 da Liga dos Nações da Uefa, torneio criado para preencher os anos ímpares do calendário da entidade.
O ex-treinador do Barcelona chega para o lugar de Fernando Hierro, que era diretor de seleções da Espanha, mas que assumiu o comando da Fúria após a demissão de Julen Lopetegui - que acertou com o Real Madrid - às vésperas da estreia na Copa do Mundo.
Presidente da Real Federação Espanha de Futebol, Luis Rubiales afirmou que Lucho foi o único técnico a ser procurado após a saída de Lopetegui.
- Vamos analisar o que aconteceu na seleção no passado, reconhecer o trabalho de Lopetegui e Fernando Hierro. Agradeço a eles pelo trabalho que fizeram. O futebol é uma evolução constante, e a ideia que vamos buscar aqui é de evoluir - declarou o dirigente.
Aos 48 anos, Luis Enrique começou a sua carreira de treinador no Barcelona B, após Pep Guardiola ser alçado ao posto de comandante do time principal. Passou ainda por Roma e Celta de Vigo antes de voltar ao clube catalão, desta vez como técnico da equipe A. Foram três anos e nove títulos, como a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2015. Em junho de 2017, tirou um ano sabático.