Ex-árbitro diz que dirigente fazia pressão para favorecer o Benfica

Marco Ferreira diz que Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, sempre ligava antes das partidas do Encarnado para pedir um 'bom jogo'

imagem cameraBenfica é o atual bicampeão português (Foto: Miguel Riopa / AFP)
Avatar
Lance!
Lisboa (POR)
Dia 24/10/2015
09:10
Compartilhar

O ex-árbitro português Marco Ferreira, que foi despromovido na última temporada, mesmo sendo considerado um dos melhores de sua função no país, fez duras e graves acusações a Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem. Segundo o madeirense, o dirigente condicionava os profissionais a dirigirem as partidas para favorecer o Benfica, atual bicampeão nacional. Isso vem depois de outras polêmicas surgirem na Espanha.

- Não digo que o Benfica pede a Vítor Pereira que este diga aos árbitros para favorecerem o clube. Não estou dizendo isso. O que eu digo é que Vítor Pereira faz isso porque sabe que o Benfica é o único que o apoia. Por isso não quer que um árbitro que desagrade ao Benfica apite os jogos desse clube. O Benfica nunca falou comigo e pediu qualquer favorecimento. Mas, Vítor Pereira sim. Na semana em que tinha um jogo do Benfica me ligava para que eu tivesse cuidado e que o jogo corresse bem. Só fazia isso com os jogos do Benfica. Nunca me ligou antes de um jogo do Porto, por exemplo. E fazia isso com muitos companheiros árbitros - disse o ex-árbitro em entrevista ao jornal espanhol "AS":

' Ele não quer que um árbitro que desagrade ao Benfica apite os jogos desse clube', diz Marco Ferreira

Por fim, Marco Ferreira fez ainda questão de reforçar que as pressões vêm apenas de Vítor Pereira, e que nunca recebeu ligações, dinheiro ou outros benefícios diretamente dos clubes.

- Gostaria que ficasse claro que o Benfica nunca me ligou ou pediu alguma coisa. Nunca! Fui árbitro no primeiro nível durante nove anos e o Benfica, nem outro clube, fez uma proposta desse gênero para ser beneficiado. Acredito que seja tudo iniciativa de Vítor Pereira com o intuito de agradar ao único clube que o apoia - concluiu em sua polêmica entrevista.

- Depois do jogo Braga x Benfica, fui nomeado para um Rio Ave x Benfica. Essa semana me ligou duas vezes. Na última chamada disse que se não fizesse um bom jogo não poderia me nomear para o Benfica x Porto, que era em abril. Disse para ter cuidado, que aquele era "o jogo do título do Benfica". Eu disse que não era, que o Benfica tinha quatro pontos de vantagem. E ele respondeu: "É muito diferente jogar contra o Porto em abril com quatro pontos de diferença do que com dois ou um". Isto, segundo o meu ponto de vista, é grave. Estava referindo-se claramente ao Benfica. Fiz um bom jogo, mas não fui nomeado. Assim me parece que um bom jogo é quando o Benfica ganha.

No caso espanhol, um árbitro assistente cotado para o clássico entre Real Madrid e Barcelona do mês que vem, teria relatado à polícia que vem sofrendo pressão do Comitê Técnico dos Árbitros para favorecer os Merengues.

Siga o Lance! no Google News