Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai relançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030
Quarteto sul-americano volta a manifestar intenção de receber o torneio após paralisar projeto durante a pandemia e trocas de governos
- Matéria
- Mais Notícias
As autoridades de Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai relançaram a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030. O encontro dos representantes dos países foi presidido pelo vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, em Assunção.
>>> Saiba os clubes do Brasil com mais sócios-torcedores
Relacionadas
O representante paraguaio disse que será formada uma mesa de trabalho no Uruguai em menos de um mês para estabelecer um calendário com ações para promover a candidatura do quarteto. Para Velázquez, os quatro países não podem concorrer com potências econômicas.
- O que se quer é recorrer à história e, sobretudo, ao que o futebol representa para esta parte do continente, aos efeitos para que o torneio seja disputado em Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. Queremos lembrar que a primeira Copa do Mundo foi na América do Sul (no Uruguai, em 1930), o continente que exporta os melhores jogadores do mundo - disse.
Hugo Velázquez ainda disse que os quatro países terão a obrigação de estabelecer as obras de infraestrutura, que servirão como legado para o futebol após a realização do torneio e que o Banco de Desenvolvimento da América Latina se ofereceu para financiar as construções.
+ Daniel Alves fica sem clube: veja 20 nomes com passagem pela Seleção que estão no mercado
O Uruguai foi o primeiro dos quatro países a querer sediar o Mundial, justamente 100 anos depois de sediar a primeira Copa do Mundo da história. Com poucos recursos financeiros, o país recorreu à Argentina para realizar uma candidatura conjunta. Em 2017, o Paraguai se juntou à dupla rio-platense, e o Chile formou o quarteto em 2019. No entanto, as trocas de governo e a pandemia fizeram com que a candidatura fosse paralisada.
+ Veja e simule a tabela da Copa do Mundo de 2022
Portugal e Espanha também devem formar uma candidatura dupla e um bloco formado por Bulgária, Romênia, Grécia e Sérvia também chegou a lançar candidatura. A China também se movimenta para receber a Copa de 2030. O anúncio da sede deve ser feito no fim do ano, no Qatar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias