Iñaki Williams, o primeiro jogador negro a atuar com a camisa do Athletic Bilbao, revelou em uma entrevista para o “Universo Valdano” que o vestiário do time decidiu que caso ele sofra um ato de racismo em campo, toda a equipe iria deixar as quatro linhas. O atacante foi vítima de injúrias raciais em janeiro, quando ouviu gritos de macacos da torcida do Espanyol.
O atacante lembrou do apoio que recebeu no jogo seguinte contra o Tenerife, fora de casa, em jogo válido pela Copa do Rei.
- Espero que isso não volte a acontecer novamente, mas se voltar a se repetir, vou contar com o apoio de muita gente, como aconteceu em Tenerife e diversas mensagens nas redes sociais.
O jogador também explicou sobre o apoio que recebeu do grupo e como eles iriam lidar caso ocorram novos eventos de racismo.
- Eu sei que meus colegas teriam saído de campo comigo. Conversamos sobre isso. Estamos cientes de que, caso aconteça de novo comigo, nós deixaremos a partida. E se eles derem o jogo como perdido para a gente, pouco nos importaria. Seria um golpe contra o racismo.
O atleta se tornou o primeiro negro a jogar pelo Bilbao, pois há uma tradição no clube de só aceitar jogadores bascos no elenco. O atacante é a grande estrela da franquia e irá jogar nesta quinta-feira contra o Granada para classificar sua equipe até a final da Copa do Rei.