O Atlético de Madrid e a La Liga condenaram as provocações de uma das torcidas organizadas do clube colchonero contra Vini Jr e o Real Madrid, no dia do clássico entre as equipes pela Copa do Rei. Além de uma faixa estendida em um viaduto com os dizeres "Madrid odeia o Real", um boneco de Vini Jr foi "enforcado".
- Esses atos são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e envergonham a sociedade. Nossa condenação a qualquer ato que ataque a dignidade de pessoas ou instituições é rotunda e sem paliativos. A rivalidade entre ambos os clubes é máxima, mas o respeito também. Nenhum indivíduo, seja qual for sua intenção ou suas cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitar. Desconhecemos o autor deste ato desprezível, mas seu anonimato não evita sua responsabilidade. Desejamos que as autoridades consigam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajuda a enterrar esse tipo de comportamento - disse o Atlético de Madrid.
+ Saiba os brasileiros que Cristiano Ronaldo vai jogar junto ou enfrentar no Campeonato Árabe
A La Liga também publicou um comunicado condenando as provocações que "ultrapassaram os limites", segundo a própria imprensa espanhola.
- A La Liga condena energicamente os atos de ódio e intimidação contra Vini Jr. A intolerância e a violência não têm cabimento neste esporte. Desde a La Liga, como em ocasiões anteriores, irá se instaurar uma investigação dos atos pelas forças e corpos de segurança do estado em busca da condenação dos responsáveis e solicitando as punições mais severas.
O Real Madrid não ficou quieto diante dessa situação e saiu em defesa do brasileiro, classificando a provocação como racista e xenofóbica.
- O Real Madrid quer agradecer o apoio e o carinho recebido após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra nosso jogador Vinícius. Manifestamos nossa mais firme condenação diante de atos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada tem a ver com os valores que representam o futebol e o esporte. Estes ataques, como os que agora sofre nosso jogador, mas que qualquer esportista possa sofrer, não podem ter cabimento em uma sociedade como a nossa - disse em comunicado.
No último clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol, Vini Jr foi alvo de insultos racistas pela torcida colchonera tanto fora quanto dentro do estádio. Nesta quinta-feira, os rivais se enfrentam em busca da classificação para a semifinal da Copa do Rei.