A gordura planejada pelo Barcelona para viajar tranquilo para o Mundial de Clubes secou. Após empate fora de casa com o Valencia, os catalães voltaram a tropeçar no Campeonato Espanhol ao ficar no 2 a 2 com o Deportivo La Coruña, no Camp Nou. A equipe abriu dois gols de vantagem, mas não conseguiu segurar o resultado. Messi e Rakitic fizeram os gols dos anfitriões, enquanto Lucas Pérez e Bergantiños deixaram tudo igual.
O resultado pode tirar a liderança isolada do Barcelona no Campeonato Espanhol. Isso porque a equipe foi a 35 pontos, três a mais que o Atlético de Madrid, que pega o Athletic Bilbao no Vicente Calderón. Também no domingo, o Real, terceiro com 30, visita o Villarreal. O La Coruña fica, provisoriamente, na sexta colocação, com 23.
Foi o último jogo do time catalão antes de viajar para o Japão, onde encara no dia 17 o vencedor de América do México e Guanghzou Evergrande por um lugar na final do Mundial de Clubes. De quebra, joga pressão para Atlético e Real, que jogam neste domingo.
O Barcelona teve problemas para chegar ao gol do La Coruña. O último passe sempre saía defeituoso e o time sentia a falta da velocidade e habilidade de Neymar, que sofreu um problema muscular durante a semana e é dúvida até para o Mundial de Clubes.
A posse de bola era toda do Barcelona, mas faltava um lampejo de alguns dos craques para tirar o zero do placar. Se com a bola rolando estava difícil, Messi tratou de aliviar a torcida com um lindo gol de falta, sem chances para o goleiro Lux. O lance foi importante para dar tranquilidade aos jogadores catalães, que começavam a ficar afoitos.
O Barcelona seguiu com a bola nos pés nos segundo tempo e já atacava com maior tranquilidade, sem pressa para fazer o segundo. E ele saiu de um lindo chute de Rakitic de fora da área. Bonito gol do croata, o segundo do Barcelona.
Com 2 a 0 no placar, Luis Enrique começou a poupar alguns jogadores, acreditando que a partida estava ganha. Rakitic e Alba foram sacados, e os catalães pararam. O prenúncio de que o La Coruña poderia aprontar no Camp Nou veio aos 30 minutos. Cardoso chutou da entrada da área, a bola foi no travessão e voltou para Lucas Pérez, impedido, balançar as redes. Mas o lance foi invalidado.
Dois minutos depois, a dupla voltou a entrar em ação. Dessa vez, valeu. Cardoso rolou para Lucas Pérez tocar com categoria na saída de Bravo. O Barcelona teve a chance de matar o jogo, mas Munir perdeu grande chance na cara de Lux.
O lance do jovem atacante foi crucial para o resultado da partida. Aos 41 minutos, o Deportivo chegou ao empate. A zaga do Barcelona cochilou, Lucas Pérez tocou para Bergantiños, que deixou tudo igual. Castigo para as mais de 67 mil pessoas que foram prestigiar o último jogo blaugrana antes do Mundial de Clubes.