A partir da próxima temporada, o Barcelona terá um novo patrocinador. Trata-se da Rakuten, empresa japonesa de comércio eletrônico, que pagará ao Barcelona 55 milhões de euros (R$ 201 milhões) por ano. O acordo, que já havia sido anunciado pela imprensa espanhola, foi assinado nesta quarta-feira, em evento no Camp Nou.
- Com este acordo, ficamos no primeiro nível de patrocínio de clubes esportivos, um feito que tínhamos como meta desta diretoria. Esperamos que esta união entre Rakuten e Barcelona seja exitosa no âmbito esportivo e comercial e no objetivo de seguir posicionando nosso clube como uma referência a nível mundial - disse o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu.
O contrato com a Rakuten é válido até o fim da temporada 2021/22. Além dos 55 milhões de euros, o Barcelona terá direito a receber 1,5 milhão de euros (R$ 5,4 milhões) se ganhar o Campeonato Espanhol e mais 5 milhões de euros (R$ 18,2 milhões) se faturar a Liga dos Campeões. O acordo, contudo, não contempla a camisa de treino da equipe profissional, do time da base e do futebol feminino.
O atual acordo do Barcelona é com a Qatar Airways, que rende aos cofres do clube 45 milhões de euros (R$ 164 milhões). Assim, o time espanhol passa a ter a segunda maior cota de patrocínio, ao lado do Chelsea. O líder na questão é o Manchester United, que recebe 71 milhões de euros (R$ 258,8 milhões) da Chevrolet.
Principal rival do Barcelona no futebol espanhol, o Real Madrid é o sexto da lista, com patrocínio da Fly Emirates avaliado em 32 milhões de euros (R$ 116,6 milhões).
- Estou muito emocionado por me unir à comunidade do Barcelona, já que acompanho este time pessoalmente há décadas e me admirei por muito tempo com seu estilo único de jogo e profissionalismo, seu compromisso com o êxito e sua cultura de fomento do talento jovem, valores que compartilhamos na Rakuten - disse o presidente da companhia japonesa, Hiroshi Mikitani.