Barcelona domina o jogo, mas é castigado por Osimhen e volta para a Espanha com empate na Champions

Matadores, Lewandowski e Osimhen marcaram os gols do jogo

imagem cameraLamine Yamal e Mathias Oliveira disputam bola. (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Nápoles (ITA)
Dia 21/02/2024
18:52
Atualizado em 21/02/2024
19:10
Compartilhar

No duelo entre os times de Maradona na Europa, Napoli e Barcelona empataram por 1 a 1 no jogo de ida pelas oitavas da Champions. O jogo, que teve domínio e volume do time do Barcelona, acabou ficando marcado pelo brilho e oportunismo dos dois centroavantes, Lewandowski e Osimhen, autores dos gols do jogo. Em geral, o empate acabou tendo um gosto amargo para o time de Xavi, que foi mais criativo no jogo.

➡️ Napoli x Barcelona: filho de Maradona afirma qual seria a torcida do pai na Champions se estivesse vivo

Napoli x Barcelona: o jogo

O Barcelona foi dono do primeiro tempo. Apesar disso, a pressão do time de Xavi, que foi ponto principal da primeira etapa, não resultou em gols no Maradona. Este fato se deve, sem dúvida alguma, à ótima atuação de Meret na meta napolitana.

No início do jogo, as melhores chances do Barça foram criadas por Lamine Yamal, aproveitando espaços na defesa com velocidade pelo lado direito. A maior chance do primeiro tempo, entretanto, foi em um chute de Lewandowski na área, após ótima jogada de Cancelo pela ponta esquerda. Exigido, Meret defendeu com o pés. Poucos minutos depois, Gundogan bateu de fora da área e obrigou o goleiro italiano a fazer mais uma bela defesa. Confira:

Em geral, foi um péssimo primeiro tempo do Napoli, que pressionou pouco e teve muita dificuldade para criar: o Barcelona sofreu pouquíssimos perigos no primeiro tempo. A partir dos 30 minutos, o Napoli passou a povoar mais o campo da defesa blaugrana, porém, de forma improdutiva. Os donos da casa terminaram a primeira etapa sem chutar ao gol de ter Stegen. As grandes esperanças do time, Kvaratskhelia e Osimhen, passaram em branco nos 45 iniciais.

Osimhen no aquecimento pelo Napoli. (Photo by Filippo MONTEFORTE / AFP)

Com 15 minutos do segundo tempo, Lewandowski apareceu para fazer jus à atuação superior do Barcelona. O polonês recebeu de Pedri na grande área, posicionou o corpo e bateu rasteiro no canto direito de Meret. O gol, que colocou o time de Xavi na frente, foi o 93º de Lewa na Liga dos Campeões - o maior artilheiro entre os jogadores em atividade. Confira o gol:

Depois do gol, o jogo esfriou. A criatividade do Napoli no jogo ia sendo o grande calcanhar de Aquiles do time, até que Anguissa encontrou Osimhen na área aos 30 minutos do segundo tempo. Oportunista, o nigeriano que ainda não tinha chutado a gol na partida, fez um jogo de corpo em Inigo Martínez e deslocou o goleiro para empatar o placar. Confira:

Comemoração do gol de Osimhen. (Photo by Filippo MONTEFORTE / AFP)

De fato, o empate fez o Napoli entrar no jogo. Os últimos minutos foram de pressão dos donos da casa, porém, assim como foi no decorrer da partida, a falta de criatividade atrapalhou a criação de chances claras de gol. A atuação de Kvaratskhelia, substituído com 22 minutos na segunda etapa, é o retrato de um ataque apagado e pouco vertical por parte dos italianos.

No último lance do jogo, Gundogan ainda teve chance de recolocar o Barcelona na frente, mas bateu muito no canto e a bola saiu pelo lado direito de Meret.

Apesar do empate não ser mau resultado, o jogo mostrou que o Barcelona teve mais condições de voltar para a Espanha em uma situação bem mais confortável. Do outro lado, para se classificar no jogo de volta, será preciso que o Napoli demosntre maior repertório ofensivo.

Siga o Lance! no Google News