A saída de Ansu Fati foi oficializada pelo Barcelona na manhã desta sexta-feira. O jovem atacante de 20 anos foi emprestado para o Brighton, da Inglaterra, e disputará a Europa League a partir da próxima temporada. Não há opção de compra ao fim do vínculo do jogador, que utilizará a camisa 31 no futebol britânico.
- Estamos extremamente felizes de trazer Ansu ao clube. Ele é um dos melhores jovens do mundo e chega com uma quantidade impressionante de experiência doméstica e continental, apesar de sua idade. Esta é a maior temporada da história do clube e estamos muito felizes que um jogador da qualidade dele vai ser parte disso. Daremos a ele a oportunidade de se misturar ao elenco e se acostumar ao trabalho de Roberto De Zerbi, mas naturalmente estamos animados de vê-lo com a camisa do Brighton - disse David Weir, diretor técnico dos Seagulls.
Não foi fácil, porém, para que Fati deixasse o Barcelona. Este era o desejo do atleta e de seu staff desde a abertura do mercado, mas os catalães fizeram jogo duro para qualquer negociação. Na reta final da janela, os mandatários blaugranas decidiram se desfazer do jogador por empréstimo e tinham o Tottenham como principal interessado, mas o Brighton conseguiu completar o chapéu devido à recusa do jogador em se transferir para Londres.
A mudança de planos do Barça se deve à intenção de viabilizar a chegada do português João Félix. O atacante do Atlético de Madrid, insatisfeito com a gestão de Diego Simeone, já havia afirmado em algumas ocasiões que sonhava em defender o time da Catalunha. Para que a transferência acontecesse, um dos atacantes do elenco comandado por Xavi Hernández precisaria sair, o que facilitou o desejo de Ansu Fati.