O jornal espanhol "Marca" informou, na tarde desta quinta-feira, que o Barcelona fechará as atividades da Barça TV, sua produtora de conteúdo audiovisual. A intenção da diretoria blaugrana é liberar espaço em sua folha salarial e voltar a se encaixar dentro das regras do Fair Play Financeiro, exigido pela La Liga para a contratação de novos jogadores e a inscrição de alguns atletas do grupo.
Com o fechamento da Barça TV, cerca de 150 funcionários serão demitidos, entre contratados e freelancers. No início de 2023, os trabalhadores da produtora entraram de greve por algumas semanas e exigiram melhoras nas condições de trabalho, posteriormente entrando em acordo com a TBSC Barcelona Producciones para a volta do trabalho.
Dias atrás, o periódico espanhol também informou que a Barça TV poderia estar tendo 24% de seus direitos vendidos por 150 milhões de euros, 75% do valor que o clube precisa arrecadar para se encaixar nas regras. Os diretores almejam apresentar à La Liga um planejamento para realizar o sonho do retorno de Lionel Messi à Catalunha e precisariam do aval dos comandantes da federação espanhola para a negociação. Por fim, a decisão foi o fechamento do canal audiovisual em definitivo.
A Barça TV havia estreado em 27 de julho de 1999 e faz transmissões diárias durante as 24h. As informações e programas são voltados exclusivamente para assuntos relacionados com as diferentes esferas esportivas da instituição, assim como as informações institucionais e diretivas do clube.