Com a temporada europeia chegando ao final, o Bayern de Munique já definiu quem será o treinador do time para 2024/2025. Vincent Kompany, ex-treinador do Burnley, da Inglaterra, assumirá o comando dos Bávaros até metade de 2027, conforme anúncio oficial do clube nas redes sociais. Confira:
Apesar de ter sido rebaixado na temporada inglesa, o treinador de 38 anos chega com o aval dos diretores do clube. O fato de Kompany falar alemão fluentemente foi crucial na escolha da cúpula bávara, que recebeu diversas negativas antes de acertar com o belga.
O diretor esportivo do Bayern, Christopher Freund, afirmou que o treinador se encaixa no que o Bayern deseja como clube:
- Vincent Kompany é um tipo de treinador que se encaixa muito bem na filosofia de jogo e na identidade do FC Bayern: suas equipes querem a posse de bola, querem jogar um futebol dominante e de alta intensidade. Ele é um treinador jovem e muito ambicioso, com muita experiência internacional, próximo dos jogadores e sabe exatamente o que deve acontecer em campo. Ele pode e vai contribuir muito para nossa equipe.
Sobre a nova fase da carreira, Kompany se mostrou entusiasmado com o futuro:
- Estou ansioso pela desafio no FC Bayern. É uma grande honra trabalhar para este clube, uma instituição no futebol internacional. Como treinador, você precisa representar o que é como pessoa: eu adoro ter a bola, ser criativo - e também precisamos ser agressivos e corajosos em campo. Estou ansioso para os aspectos mais fundamentais agora: trabalhar com os jogadores, formar uma equipe. Quando a base está estabelecida, o sucesso vem
Este será o primeiro desafio do treinador em um clube gigante na Europa. Anteriormente, teve passagem pelo Andelecht, da Bélgica, e pelo Burnley, da Inglaterra. Apesar de ter comandado o time na temporada de rebaixamento para a Championship, Kompany foi responsável pelo acesso do clube à Premier League na temporada retrasada.
Apesar da pouca experiência na beira do campo, o treinador é uma figurinha carimbada no futebol europeu. Kompany é ex-zagueiro e ídolo no Manchester City, onde foi multicampeão da Inglaterra. A temporada a frente do Bayern será a sexta na nova fase da carreira. Até aqui, o técnico tem apenas um título: a segunda divisão inglesa em 2022/23.