O contrato de Pep Guardiola com o Bayern de Munique está perto do fim, e o clube quer segurar o seu treinador. Porém, um entrave pode acabar dificultando a permanência do técnico espanhol no clube bávaro. De acordo com o jornal alemão "Bild", o ex-Barcelona e a diretoria liderada pelo ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge divergem quanto ao tempo de contrato.
Na verdade, as questões são até mais profundas. Até mesmo filosofia de trabalho acaba entrando na história. O Bayern de Munique gosta de trabalhos longos, e querem um treinador que possa se comprometer a fazer um trabalho que dure vários anos. Porém, Pep Guardiola não acredita muito em longevidade de treinador, e disse ainda que fica entediado quando trabalha muito tempo em algum lugar. No Barcelona, por exemplo, ele renovava o seu contrato a cada ano por apenas mais uma temporada.
Desta forma, o Bayern de Munique oferece um contrato longo para Pep Guardiola, enquanto o treinador quer prolongar o seu compromisso por apenas mais uma temporada. Os bávaros pretendem definir a permanência ou saída do treinador pelo menos até o fim de dezembro.
O catalão já admitiu que pensa em trabalhar no futebol inglês no futuro, e este poderia ser um caminho natural para ele. O seu nome já foi ligado a clubes como Manchester United, Manchester City e Chelsea.