Mesmo fora da última Copa do Mundo, a Holanda segue fazendo grandes jogos após o mundial. Deste vez, a Laranja Mecânica visitou ninguém menos do que a Bélgica, em Bruxelas, e apesar de jogar bem, ficou apenas no empate com a terceira colocada da Copa. Mertens abriu o placar para os belgas e Groenevald igualou para os holandeses.
Os primeiros movimentos ofensivos foram amplamente dominados pela terceira colocada da última Copa do Mundo. Logo aos cinco minutos de jogo, a Bélgica abriu o placar com muito estilo. Após jogada de Hazard pela ponta direita, a bola sobrou nos pés de Mertens, que acertou lindo chute no ângulo do goleiro Cillessen.
Ainda na etapa inicial, a Holanda se recuperou do baque que sofreu. Em contra-ataque fulminante, a Laranja Mecânica partiu para o setor ofensivo com muita velocidade, Memphis Depay ficou mano a mano com o marcador e atravessou a bola para Groeneveld, que só teve o trabalho de dominar e tirar de Mignolet para empatar a partida aos 27 minutos.
Depois do intervalo, as seleções ofereceram um futebol bastante ofensivo e com grandes chances de gol pelo lado holandês. Depay, em cobrança de falta, obrigou Mignolet a operar um milagre para evitar a virada. Do outro lado, a melhor chance foi com Batshuayi de cabeça, onde Cillessen salvou.