É dia de um dos momentos mais aguardados do ano no futebol mundial: a entrega da Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do planeta dado pela revista "France Football". E muito provavelmente, ao final desta segunda-feira nós teremos um novo número um no esporte. Jogador do Real Madrid, Karim Benzema é o grande favorito a receber a honraria.
+ Confira em galeria os favoritos entre os indicados ao prêmio Bola de Ouro 2022
O centroavante e capitão merengue foi o grande nome do clube da capital espanhola na temporada histórica em 2021/22 e chega sem contestação para levar o troféu para casa. Se confirmado, será a primeira vez que um francês receberá a Bola de Ouro desde 1998, quando Zinédine Zidane foi o vencedor.
+ Veja a tabela e os jogos da La Liga
Ao todo, Benzema entrou em campo em 46 jogos na temporada passada, com 44 gols marcados e 15 assistências (veja abaixo o raio-x dos gols). O camisa 9 venceu três títulos, sendo protagonista e artilheiro em todos eles: Campeonato Espanhol (27 gols), Champions League (15 gols) e Supercopa da Espanha (dois gols).
Outro fato que ajuda Benzema a conquistar o prêmio neste ano é a mudança de avaliação da France Football. Até 2021, a revista levava em consideração apenas o ano corrido, quando os atletas do futebol europeu jogavam metade de duas temporadas. A partir de agora, porém, o critério é a temporada inteira, pegando o recorte das 46 partidas que o francês fez em 2021/22.
GOLS IMPORTANTES
Aos 34 anos, Benzema vive seu auge. E suas atuações na última Champions League mostraram que o centroavante é o cara que decide quando a situação aperta.
O camisa 9 foi o grande responsável pela classificação nas oitavas de final, contra o PSG, depois que o Real Madrid foi derrotado na ida por 1 a 0 e saiu perdendo na volta. Precisando do resultado, o francês marcou os três gols da virada por 3 a 1 que levaram os Merengues às quartas de final.
Na fase seguinte, Benzema marcou mais um hat-trick. Desta vez no jogo de ida, o atacante marcou três vezes no triunfo por 3 a 1 sobre o Chelsea. Na volta, os Blues chegaram a abrir 3 a 0, resultado que eliminaria o Real, mas Rodrygo levou o jogo para a prorrogação. E no tempo adicional, o francês garantiu a classificação com assistência de Vini Jr, seu grande companheiro nos Blancos.
Nas semifinais, outro adversário inglês, agora o Manchester City. Benzema marcou duas vezes na ida, na derrota por 4 a 3. Na volta, o time de Pep Guardiola vencia por 1 a 0 até os 45 minutos do segundo tempo, quando Rodrygo marcou duas vezes em dois minutos. Outra prorrogação, e lá estava ele. Com gol de pênalti, o camisa 9 garantiu a vaga na final.
+ Pedri, Gavi, Camavinga e sem brasileiros: veja os finalistas ao prêmio Golden Boy 2022
Benzema chegou a balançar as redes na final da Champions League, contra o Liverpool, mas a arbitragem pegou irregularidade e anulou o lance. Não fez falta, já que o brasileiro Vini Jr garantiu o 14º título europeu merengue. Apesar de ter passado em branco na decisão, as atuações de Karim garantiram os prêmios de melhor jogador do torneio e também de melhor atleta da Europa pela Uefa.
RAIO-X DOS GOLS
Benzema mostrou repertório para marcar seus 44 gols na temporada 2021/22. O centroavante não se limitou a ser o jogador de dar apenas um toque na bola e fez gols em belos lances individuais. Ao todo, foram 33 gols de pé direito (11 deles de pênalti), quatro de pé esquerdo e sete de cabeça.
Além das 46 partidas pelo Real Madrid, Benzema entrou em campo dez vezes pela seleção da França no período da temporada 2021/22. O centroavante marcou seis gols, deu uma assistência e foi campeão da Nations League, marcando na decisão.
Ao todo, o artilheiro fez, somando Real Madrid e seleção francesa, 56 jogos, com 50 gols e 16 assistências.
A Bola de Ouro se aproxima de Benzema pela primeira vez. E não tem dono melhor para o troféu neste momento.