Confiança, experiência, jovens.. Os destaques do líder Borussia Dormund

Boa fase de Reus, o trabalho de Lucien Favre, a revelação Jadon Sancho e gols de Alcácer são alguns dos pontos positivos da equipe que quer acabar com a hegemonia do Bayern

Escrito por

O Borussia Dortmund venceu o Hannover, neste sábado, por 5 a 1 e alcançou os 48 pontos em 19 jogos. Essa é a maior pontuação da história do clube no Campeonato Alemão. Os Aurinegros permanecem na liderança e buscam quebrar a sequência do Bayern de Munique (segundo lugar, logo atrás) de títulos na Bundesliga.

Elenco entrosado, técnico experiente, craque em boa fase e jovens jogadores: esse são alguns dos ingredientes do Borussia Dortmund, uma equipe que joga um futebol vistoso, um dos mais bonitos da Europa. A última vez que o clube venceu o Alemão, foi na temporada de 2011/12 e o jejum pode estar próximo de ser encerrado.

O CRAQUE

Reus recuperou o bom futebol (Foto: Reprodução L!TV

O grande craque do Borussia Dortmund é Marco Reus. Com uma carreira marcada por lesões, o atacante permaneceu no Dortmund, apesar do interesse de grandes clubes da Europa. Nesta temporada, mais experiente, o jogador está em grande forma, talvez uma das melhores de sua carreira. Reus se envolveu diretamente em 18 gols da equipe na Bundesliga: são 12 gols e seis assistências. É a força motriz do Borussia.

A REVELAÇÃO

Sancho estava na base do Manchester City (Foto: Reprodução L!TV)

Comprado pelo Borussia, ainda nas divisões de base do Manchester City, Jadon Sancho é uma das principais revelações do ano. O meia atacante inglês teve um início avassalador na Alemanha e já se concretizou como destaque no Borussia. É o líder de assistências da equipe, com 13. Além disso, marcou sete gols e impressiona pela velocidade, dribles e visão de jogo.

O ARTILHEIRO

Alcácer é o artilheiro do Dortmund (Foto: Reprodução)

Sem espaço no Barcelona, ofuscado por Messi e Suárez, Paco Alcácer foi para o Borussia Dortmund e rapidamente virou o queridinho da torcida. O atacante fez gols decisivos e se tornou o artilheiro do clube na temporada. Ao todo, são 13 gols em 18 jogos. O jogador ganhou confiança com Lucien Favre, que, ás vezes, costuma guardar Alcácer para o segundo tempo. A medida deu certo e o espanhol decidiu muitas partidas no Alemão.

O TREINADOR

Favre treinou Reus no Borussia Monchengladbach (Foto: Javier Soriano / AFP)

Experiente, Lucien Favre substituiu o jovem Thomas Tuchel e foi questionado em seu início. O suíço, porém, formou o elenco da equipe, com contratações pontuais e conseguiu definir um estilo de jogo. O Borussia Dortmund tem um perfil muito bem definido, jogando na velocidade do contra-ataque e manutenção de posse de bola em momentos chaves. Quando chegou, sob desconfiança, teve respaldo de Reus, que foi comandado pelo técnico, em 2012, no Borussia Monchengladbach. O atacante disse que Favre foi o melhor técnico de sua vida.

O RIVAL

O Borussia venceu o Bayern por 3 a 2 (Foto: AFP/Patrik Stollarz)

A boa fase do Borussia Dortmund coincidiu com uma fase irregular do Bayern de Munique, principal postulante ao título no início da temporada. Os bávaros sentem o peso da idade de seus principais craques, como Ribery e Robben, e vivem período de transição. Os tropeços e o início ruim do novo treinador Niko Kovac também pesaram. Entre os principais tropeços estão a goleada sofrida pelo Borussia Monchengladbach, por 3 a 0, na 7ª rodada. Na partida anterior, derrota para o Hertha Berlin, por 2 a 0.

A TAL DA CONFIANÇA

O Dortmund venceu jogos importantes (Foto: AFP)

Para ser campeão, os tropeços não podem acontecer. E o Borussia seguiu isso a risca. Nos confrontos diretos, os Aurinegros foram imbatíveis. Primeiro, contra o Bayern de Munique, uma vitória categórica, por 3 a 2, com gols de Reus (2) e Alcácer. Depois, vitória difícil no clássico contra o Schalke 04, por 2 a 1, fora de casa. Na 17ª rodada, enfrentou o então vice-colocado Borussia Monchengladbach e venceu por 2 a 1 (Sancho e Alcácer). Venceu também o quarto colocado, RB Leipzig, fora de casa, por 1 a 0 (Witsel), na 18ª rodada.

MERENGUE

Hakimi foi revelado pelo Real Madrid (Foto: Divulgação/Borussia Dortmund)

Revelado pelo Real Madrid, Achraf Hakimi não teve muitas chances na equipe titular merengue e foi emprestado para o Borussia. No clube alemão, conquistou a lateral e virou uma peça importante da equipe. O marroquino de 20 anos dá consistência ofensiva e defensiva. Em 19 jogos na temporada, fez dois gols e concedeu sete assistências.

BOM INDÍCIO

O Borussia já superou a campanha de 2011/12 (Foto: Robert Michael / AFP)

As estatísticas estão a favor do Dortmund. Além da campanha histórica, o Borussia já superou a campanha do título de 2011/12. Naquela ocasião, na 19ª rodada, os Aurinegros estavam na segunda colocação, com 40 pontos, agora tem 49 pontos. Tinham também 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, agora são 15 vitórias, três empates e uma derrota.

GÖTZE

Goetze tem se destacado (Foto: AFP)

Uma das grandes revelações da geração que foi campeã do mundo na fatídica Copa de 2014, Götze brilhou no Dortmund, mas foi vendido para o Bayern de Munique, o que causou controvérsia entre os torcedores do Borussia. O alemão retornou, porém, em 2016, mas sofreu com lesões. Agora, volta a se estabelecer. Götze recuperou o bom futebol e foi um dos que marcaram na vitória sobre o Hannover. Reus também marcou e os dois jogadores voltaram a fazer gols, juntos, em uma mesma partida. Fato que não ocorria desde 2013.

Siga o Lance! no Google News