Dando sequência à preparação para o Sul-Americano sub-20, Brasil e Chile voltaram a se enfrentar em amistoso nesta segunda-feira. No estádio Santa Laura, na região metropolitana de Santiago, empate por 2 a 2 entre as seleções. Gabriel Menino e Matheus Cunha marcaram os gols da Canarinho, enquanto Guerra e Saavedra balançaram as redes pela La Roja.
O trio Vinicius Junior, Paulinho e Rodrygo - três das principais promessas da próxima geração do futebol brasileiro - começou o duelo no banco. Os jogadores entraram apenas na segunda etapa, poupados pelo desgaste físico; eles já tinham sido titulares no empate por 1 a 1 no último sábado.
O jogo
A partida teve melhor aproveitamento do Chile no início, com todas as principais jogadas do Chile passando pelos pés de Allende, camisa 10 da La Rojita. O primeiro gol do duelo teve participação essencial do jogador: ele puxou jogada pela esquerda e lançou Guerra, sozinho em meio à defesa tupiniquim, que aproveitou e empurrou para o fundo das redes.
A Seleção soube construir jogadas de velocidade rumo à área, mas viu as falhas nas finalizações como principais dificuldades. Foram ao menos três chances claras de gol desperdiçadas pela Canarinho. Em um lance aos 21 minutos, Gabriel Menino ficou de frente para o goleiro, mas bateu mal e viu Bórquez ficar com a bola sem maiores sustos.
O panorama começou a mudar, todavia, pelos pés do próprio Gabriel. O camisa 8 da Canarinho se livrou da marcação roja, puxou para a perna esquerda e soltou uma verdadeira bomba, que tocou na trave antes de entrar e garantir o empate da Seleção Brasileira. Logo na sequência, Papagaio bateu cruzado e forçou o arqueiro chileno a sair para defesa.
Na segunda etapa o Chile voltou a ficar em vantagem no placar, expondo uma das principais deficiências do Brasil na partida: a bola cruzada na área, que Ignacio Saavedra aproveitou para estufar as redes, assinalando o segundo gol da La Roja.
Mas os chilenos sequer tiveram tempo para comemorar a retomada. Logo na sequência do gol de Saavedra, Marquinhos Cipriano puxou jogada dentro da área e cruzou rasteiro. Bem posicionado, Matheus Cunha empurrou para o fundo da meta de Bórquez e marcou para a Canarinho.
Amadeu promove dez mudanças na equipe do Brasil
Os torcedores que esperavam rever rostos conhecidos tiveram uma surpresa nesta segunda-feira. Isso porque o treinador Carlos Amadeu promoveu dez mudanças dentre os 11 titulares da Canarinho. A mudança traduz o teor preparatório dos amistosos para o Sul-Americano sub-20, que será em 2019.
A única exceção dentre as alterações foi a presença de Luan Cândido na lateral esquerda em ambos os confrontos, já que Michael Rangel viajou de volta para o Brasil lesionado.
No primeiro duelo entre Brasil e Chile, a Canarinho veio a campo com Hugo, Emerson, Visão, Walce e Luan Cândido; Luan, Marcos Bahia e Mauro Jr.; Vinícius Jr., Paulinho e Rodrygo.
Nesta segunda, a equipe verde e amarela tinha como 11 iniciais Vinícius, Vitinho, Rodrigo Guth, Lucas Ribeiro e Luan Cândido; Ederson (Marcos Bahia), Gabriel Menino (Luan) e Igor; Marquinhos Cipriano (Rodrygo), Papagaio (Paulinho) e Matheus Cunha (Vinicius Junior).