O Campeonato Italiano começou há quase dois meses com os mesmos clubes apontados como favoritos ao Scudetto: Juventus, Napoli, Roma, Inter de Milão e Milan, mesmo esses dois últimos terem corrido por fora nas últimas temporadas. Entre os times'normais' vez ou outra surge uma novidade, como Palermo e Sassuolo, que há pouco disputaram a Liga Europa.
Nas primeiras rodadas da atual edição, o SPAL surgiu como novidade. De volta à elite na temporada passada, após 49 anos, o clube de Ferrara salvou-se do rebaixamento na última rodada e, em 2018, chamou a atenção após vencer três de seus quatro jogos (bateu Bologna, Parma e Atalanta e perdeu para o Torino) e ficar na vice-liderança. Porém, nas últimas rodadas foram três derrotas para Fiorentina, Sassuolo e Sampdoria, o que deixou o SPAL na 13ª colocação.
Agora é a hora de crescer e ganhar moral. Titular da equipe, o brasileiro Everton Luiz explica que o objetivo do clube para as primeiras rodadas era ficar na metade da tabela e que isso ainda é possível.
- Nossa tabela é muito complicada, mas nosso planejamento era ficar entre os dez primeiros desde o começo para ganharmos corpo e ficar o mais longe possível da zona de rebaixamento. Começamos muito bem, mas tivemos uma queda de produção normal. Perdemos para equipes que brigam por competições europeias, o que é normal, mas tínhamos como objetivo somar alguns pontos. Agora é recuperar nessa sequência pesada que temos pela frente - explicou o volante.
A sequência citada pelo brasileiro é bastante complicada. No próximo domingo recebe a Internazionale, depois enfrenta Roma na capital, Frosinone em casa e Lazio, novamente no estádio Olímpico.
- Se tivéssemos feito pelo menos três pontos nos últimos jogos não teríamos uma necessidade tão grande de vencer os grandes. Mas já que estamos nessa situação, vamos nos preparar e jogar cada partida como se fosse uma decisão, mostrando que o SPAL não está na elite apenas de passagem - disse Everton.
O objetivo do SPAL para o Campeonato Italiano é claro: permanecer na elite. Porém, a ideia desta vez é passar menos apuros e aos poucos fazer firmar o clube de vez na elite.
- O SPAL é um clube modesto, mas muito organizado. As coisas acontecem com muito profissionalismo e queremos dar à diretoria este retorno dentro de campo. Sabemos que se conseguirmos os resultados o clube cresce e passa a ser cada vez mais temido e respeitado. Isso aconteceu com o Palermo recentemente e agora vemos o Sassuolo se firmando cada vez mais. Queremos o mesmo com o SPAL - disse o volante Everton Luiz, que está em sua segunda temporada no "País da Bota".
SPAL e Inter de Milão jogam neste domingo, às 15h30, pela poitava rodada da Série A. O time de Milão é quarto colocado, com 13 pontos, e vem de três vitórias seguidas na competição, além de dois triunfos consecutivos na Liga dos Campeões.