Milhares de fãs e personalidades do mundo do futebol se uniram em Florença para dar o adeus a Davide Astori, que morreu no último domingo vítima de mal súbito, na concentração da Fiorentina, em Udine. O funeral do jogador foi realizado na igreja Santa Croce.
Uma multidão de torcedores estiveram presentes prestaram suas homenagens na porta da catedral, estendendo bandeiras, cartazes e cachecóis. Os jogadores da Fiorentina estiveram presentes com as cores do clube, cujo capitão era o próprio Astori.
Ex-companheiros também marcaram presença no funeral do zagueiro, que tinha 31 anos. Nomes como o goleiro Buffon e o zagueiro Chiellini, ambos da Juventus e que jogaram ao lado de Astori na seleção, assim como os técnicos Massimiliano Allegri (Velha Senhora) e Luciano Spalletti (Inter de Milão), e o ex-atacante Francesco Totti foram prestar suas últimas homenagens.
No último domingo, Astori foi encontrado morto no quarto do hotel onde a Fiorentina estava concentrada para a partida diante da Udinese, em Udine. A autópsia no corpo do zagueiro confirmou que ele sofreu um mal súbito, uma parada cardíaca por causas naturais.
Por outro lado, a promotoria de Udine pode enquadrar o caso em homicídio culposo, uma vez que Astori não foi socorrido. `
Por conta da morte do zagueiro da Fiorentina, todos os jogos de domingo do Campeonato Italiano foram adiados. A Viola e o Cagliari, clubes no qual Astori teve mais identificação, aposentaram a camisa 13 usada por ele como forma de homenagem.