Não é apenas no Brasil que o calendário atrapalha os clubes. Campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool tem um jogo da Copa da Liga Inglesa marcado para um dia antes da estreia no Mundial de Clubes, no Qatar. O adversário em jogo único na Inglaterra é o Aston Villa.
Com isso, o técnico Jurgen Klopp precisa quebrar a cabeça e a tendência é que divida o elenco e jogue a competição doméstica com uma equipe reserva e leve seus principais jogadores para a continental. Apesar de ser pentacampeão europeu, o Liverpool nunca venceu o Mundial de Clubes. A última vez que o clube disputou o torneio, foi derrotado na final pelo São Paulo, por 1 a 0, em 2005.
Caso avance até a final deste ano, o time de Jurgen Klopp, líder da Premier League, vai ter cinco dias para voltar a Inglaterra, se recuperar e encarar o Leicester, vice-líder que está oito pontos atrás, pelo campeonato nacional. Em entrevista ao site oficial da FIFA, o técnico alemão ponderou o peso da conquista inédita para os ingleses.
- Não sou alguém que tenha que ser como o primeiro homem a pisar na lua ou o primeiro a vencer um Mundial de Clubes com o Liverpool, mas quando estivermos lá tentaremos com tudo o que temos. A parte muito interessante e difícil também é que jogaremos contra times de outros continentes, o que não acontece com muita frequência (talvez um time mexicano, talvez um brasileiro) e será difícil, com certeza. Ainda não temos muitas informações, mas com certeza teremos quando for a hora, e será interessante e difícil também.
O Liverpool disputou o Mundial de Clubes em três ocasiões. Além da última derrota já citada para o São Paulo, os Reds perderam em 1981 para o Flamengo, atual campeão da Libertadores, e em 1984, para o Independiente, da Argentina. Em 1977 e 1978, o time abdicou da competição.