Os dirigentes da AFA (Associação do Futebol Argentino) estão se esforçando para ampliar o campeonato nacional. A iniciativa da federação busca aumentar a primeira divisão argentina para 30 times, aumentando duas vagas do formato atual.
A informação, divulgada pela rádio argentina 'La Red AM 910' e do jornalista Hugo Balassone, embora não tenha sido confirmada pela AFA, também não foi desmentida.
A Liga Profissional será dividida em duas zonas de 15 equipes cada, com clássicos garantidos e playoffs para definir os campeões. Para facilitar a transição, não haverá rebaixamentos na temporada de 2024, além da reintrodução dos torneios Apertura e Clausura.
Ainda de acordo com o jornalista, o projeto busca alinhar o futebol argentino com as diretrizes da Fifa e da Conmebol, aumentando o número de partidas e o desenvolvimento de jogadores. A ideia dos dirigentes também pretendem incrementar as receitas com venda de ingressos, mensalidades e direitos televisivos, além de modernizar a competição para torná-la mais atraente e rentável.
➡️ Endrick estreia pelo Real Madrid em derrota para o Milan nos EUA
Essa reforma representa um esforço para revitalizar o campeonato argentino, adaptando-o às novas exigências e oportunidades comerciais, enquanto se preserva a emoção e a competitividade que caracterizam o esporte no país.