Um dos times da região da Catalunha que disputam o Campeonato Espanhol, o Girona fez o Santiago Bernabéu ficar mudo neste final de semana. O time catalão, de virada, venceu o Real Madrid por 2 a 1, e freou a boa sequência dos merengues em La Liga.
Além da vitória dentro de campo, para o time do Girona e seu capitão, Álex Granell, o triunfo em Madri também foi um ato político. O capitão da equipe dedicou o resultado para 12 líderes pró-independência da Catalunha junto a Espanha julgados sob denúncia de rebelião, peculato e desobediência civil.
- É a forma de mostrar nosso apoio a todos os políticos que injustamente estão sendo julgados. A vitória contra o Real em Montilivi (estádio do Girona, em 2017) foi em um momento politicamente delicado. Agora ganhar no Santiago Bernabéu também é importante - disse Granell em entrevista ao programa Tot gira' da Rádio Catalunya, que ainda acrescentou:
- Aqui somos alguns jogadores que amamos muito nossa terra, que somos muito catalães e que sofremos por tudo o que está se passando. Por mais que sejamos jogadores, isso não nos tira que tenhamos nosso próprio sofrimento por tudo o que se passa na Catalunha - concluiu.