Caso Galtier: treinador do PSG fala pela primeira vez sobre acusações de racismo

Técnico foi denunciado por ex-dirigente do Nice na última quarta-feira

imagem cameraGaltier concede entrevista coletiva (Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)
Avatar
Lance!
Paris (FRA)
Dia 14/04/2023
10:48
Compartilhar

Christophe Galtier, técnico do PSG, concedeu entrevista coletiva antes do jogo contra o Lens, váildo pelo Campeonato Francês. Mas o assunto principal não foi o encontro entre líder e vice-líder da competição e sim as acusações de racismo nas quais o comandante parisiense está envolvido. Galtier tomou a iniciativa antes de ser perguntado pelos jornalistas presentes e falou pela primeira vez sobre o assunto.

- Como muitos de vocês, estou profundamente comovido pelos comentários que foram feitos. Me golpearam profundamente. Fui um garoto de um bairro pobre, criado em um ambiente misto. Os valores que tenho são de sempre compartilhar e respeitar os demais. Toda a minha vida como homem, futebolista e treinador foi ditada por esse desejo de compartilhar e respeitar as pessoas. Não posso aceitar que o meu nome e o nome da minha família fiquem sujos desta maneira, por isso fiz uma denúncia e tenho confiança na justiça. Para que tudo funcione com serenidade, não responderei mais perguntas sobre o tema - disse o treinador.

Julien Fournier, ex-diretor de futebol do Nice, acusou Galtier de racismo e intolerância religiosa durante sua passagem pelo clube da Costa Azul. De acordo com o periódico francês "Nice-Matin", Fournier alegou que o técnico reclamava da quantidade de negros no elenco em 2021. Além disso, os costumes dos jogadores muçulmanos, como ir às mesquitas nas sextas à tarde e jejuar durante o Ramadã, o incomodavam seriamente e causavam mal-estar entre treinador e atletas. Galtier negou as acusações e falou sobre as mensagens que recebeu.

- Recebi muitas mensagens desagradáveis, mas também outras que foram positivas. Recebi o apoio público de jogadores, dirigentes, treinadores e também em minhas mensagens privadas. Agradeço as mensagens de apoio em um contexto difícil, mas sempre devemos ter cuidado com os comentários públicos quando se ocorre um caso, um ataque como este - completou o treinador.

A princípio, Galtier segue à frente do PSG e comandará a equipe neste sábado, às 16h, em um confronto direto com o Lens na briga pelo título da Ligue 1.

Siga o Lance! no Google News