A Federação Espanhola (RFEF) pediu o desligamento imediato de Luis Rubiales. O comunicado, publicado na tarde desta segunda-feira (28), foi assinado pela Comissão de Presidentes das Federações Regionais da RFEF.
Rubiales está sob pressão no cargo desde a final da Copa do Mundo Feminina, vencida pela Espanha. Na entrega de medalhas, o dirigente deu um beijo em Jenni Hermoso, sem o consentimento da atleta. Apesar de pedir desculpas em um vídeo, ele convocou uma Assembleia Extraordinária e garantiu que não iria se demitir.
+ Mãe de Luis Rubiales se tranca em igreja e faz greve de fome na Espanha
A decisão dos presidente das federações foi tomada depois de uma reunião com o presidente interino Pedro Rocha nesta segunda-feira. No sábado (26), o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Luis Rubiales, de forma previsória, por 90 dias.
- Após os últimos acontecimentos e os comportamentos inaceitáveis que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que o senhor Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF - diz o comunicado.