Champions: veja a trajetória dos times e quem pode desequilibrar

Bayern de Munique x Real Madrid e Liverpool x Roma são os duelos das semifinais

imagem camera(Foto: Christof STACHE / AFP)
Avatar
Lance!
Nyon (SUI)
Dia 13/04/2018
16:33
Compartilhar

A Liga dos Campeões entra em sua fase decisiva. Nesta sexta-feira, a Uefa sorteou as semifinais, que terão frente a frente os poderosos Bayern de Munique e Real Madrid. Do outro lado, o Liverpool medirá forças com a Roma. 

Confira a trajetória dos times na competição, os destaques e como vem sendo a temporada dos semifinalistas.

BAYERN DE MUNIQUE

O Bayern de Munique é o único do quarteto da semifinal que ainda reúne condições de conquistar a Tríplice Coroa: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões. A trajetória na temporada é de sucesso, mas não foi assim desde o começo.

Após início turbulento, amargando a vice-liderança do Campeonato Alemão atrás do rival Borussia Dortmund, o então técnico Carlo Ancelotti não resistiu à derrota por 3 a 0 para o PSG, ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, e foi demitido no fim de setembro. Em seu lugar, a diretoria acertou a volta de Jupp Heynckes.

Sob a batuta do experiente técnico (responsável por comandar o time na conquista da tríplice coroa, em 2012/13), o Bayern voltou aos eixos e não demorou para reassumir a ponta da Bundesliga, deixando o Dortmund para trás. Com cinco rodadas de antecipação, os bávaros faturaram o título pela sexta vez consecutiva, o que será importante para rodar o elenco e dar descanso aos principais jogadores.

Jupp Heynckes recolocou o Bayern no eixo (Foto: Divulgação)

Na Copa da Alemanha, o Bayern de Munique está na semifinal e duelará, na próxima terça-feira, contra o Bayer Leverkusen por uma vaga na decisão. Na outra chave, Schalke 04 encara o Eintracht Frankfurt.

Na Liga dos Campeões, o Bayern é um dos maiores vencedores da competição. Ao todo, são cinco conquistas, sendo a última delas em 2012/13, quando derrotou o rival Borussia Dortmund na final.

Nas últimas cinco edições da Champions, além da conquista em 2012/13, o Bayern de Munique chegou longe. De 2013/14 a 2015/16, sob o comando de Pep Guardiola, os alemães pararam na semifinal, sempre perdendo para um time espanhol: Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, respectivamente. Na última temporada, novamente com os Merengues como carrascos, a equipe ficou nas quartas.

Vitória sobre Augsburg garantiu o Alemão (Foto: Twitter do Bayern)

Em 2017/18, o Bayern de Munique terminou em segundo no Grupo B, perdendo no saldo de gols para o PSG. Nas oitavas de final, os alemães enfrentaram o Besiktas e venceram as duas partidas: 5 a 0 e 2 a 1. Nas quartas, o adversário foi o Sevilla: 2 a 1, na Espanha, e 0 a 0 na Baviera.

Em jogos grandes, o Bayern de Munique emplaca o seu quinteto ofensivo, com Robben, James Rodríguez, Müller, Ribéry e Lewandowski. O polonês é o destaque da equipe. São 36 gols na temporada, 26 apenas na Bundesliga, torneio no qual é o artilheiro isolado.

REAL MADRID

Fora da disputa pelos títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei, o Real Madrid direciona todas as suas fichas para a Liga dos Campeões. E o torneio é o que a equipe mais tem sabido jogar nos últimos anos.

O Real Madrid é o grande vencedor da competição, com 12 conquistas, cinco a mais que o Milan, segundo na soma dos troféus. Nas últimas quatro edições, foram três títulos: dois em cima do Atlético de Madrid e um sobre a Juventus.

O início da temporada do Real Madrid foi promissor, com duas vitórias sobre o Barcelona e a conquista da Supercopa da Espanha. A equipe faturou também a Supercopa da Europa sobre o Manchester United. Contudo, a boa fase parou por aí. O trio BBC não emplacou e os tropeços vieram, assim como as críticas da imprensa espanhola e da torcida.

Benzema vive más fase no Real Madrid (Foto: Jose Jordan / AFP)

Apesar da conquista do Mundial de Clubes no fim de 2017, a boa fase do Real Madrid só veio em 2018. Na Liga dos Campeões, a estrela de Cristiano Ronaldo não se apagou e ele foi fundamental para a equipe avançar na competição, deixando para trás PSG e Juventus, este com gol nos acréscimos.

Com Benzema e Bale em baixa, nomes como Isco e Asensio surgiram como destaques na equipe do Real Madrid. O grande nome segue sendo Cristiano Ronaldo. São 41 gols na temporada, 15 apenas na Liga dos Campeões, artilheiro isolado da competição.

BAYERN X REAL

Será a sétima vez que alemães e espanhóis se enfrentam na semifinal da Liga dos Campeões. O retrospecto é favorável ao Bayern, que avançou em quatro oportunidades. São 17 títulos da competição em campo.

O duelo entre Bayern de Munique x Real Madrid é o mais repetido da história da Champions. São 24 confrontos, com 11 vitórias para cada lado. No último embate, na última temporada, os Merengues venceram as duas pelas quartas de final.

CR7 e Marcelo: dupla campeã (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

Um ingrediente a mais para o confronto é o reencontro de James Rodríguez com o Real Madrid. O colombiano chegou ao Bayern de Munique emprestado pelos alemães nesta temporada e deve ser adquirido em definitivo pelos bávaros.

LIVERPOOL

Com ataque poderoso e grande fase de Mohamed Salah, o Liverpool também aposta todas as suas fichas na Liga dos Campeões para conquistar um título na temporada. Nem a saída de Philippe Coutinho, em janeiro, enfraqueceu a equipe.

Pelo contrário. O brasileiro era titular absoluto e participou das fases eliminatória e de grupos pelo Liverpool, depois mudou-se para Barcelona. Sem Coutinho, Salah assumiu a responsabilidade e passou a ser o cara do time. E não decepcionou.

Salah: artilheiro do Inglês com 29 gols (Foto: AFP/OLI SCARFF)

O atacante tornou-se a referência da equipe e forma um trio de ataque indigesto com Firmino e Mané, que se completam dentro de campo. São 39 gols marcados pelo egípcio na temporada em 44 partidas . É artilheiro isolado da Premier League, balançando a rede 29 vezes. De quebra, já bateu o recorde de africano com mais gols na história, superando Didier Drogba pelo Chelsea.

Em campo, o Liverpool tem grande poderio ofensivo, mas sofre com problemas na defesa. A chegada de Van Dijk, zagueiro mais caro da história, deixou o time mais sólido atrás, o que pôde ser comprovado nas duas vitórias sobre o Manchester City nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Os Reds precisaram passar pelos playoffs, despachando os alemães do Hoffenheim. Em seguida, terminou na liderança do Grupo E, que tinha Sevilla, Spartak Moscou e Maribor. Nas oitavas, não deu chances ao Porto, fazendo 5 a 0 em pleno Estádio do Dragão. Nas quartas, o rival City foi a vítima.

ROMA

A grande surpresa das semifinais é a Roma. Com menos tradição que os rivais, a equipe italiana desponta como grande azarão. Mas a trajetória ao longo da Liga dos Campeões prova que o time vem para brigar pela taça.

Após terminar em segundo no Campeonato Italiano na última temporada, a Roma entrou diretamente na fase de grupos, mas caiu em uma chave ingrata, com Chelsea, Atlético de Madrid e Qarabag. Com boas atuações, terminou em primeiro, deixando os Blues em segundo.

Dzeko foi destaque da Roma contra o Barcelona (Foto: AFP)

Nas oitavas de final, dois duelos complicados e vaga na fase seguinte apenas no critério por gols fora de casa, após perder por 2 a 1 para o Shakhtar, na Ucrânia, e vencer no Olímpico por 1 a 0. O panorama seguiria para a fase seguinte.

O apíce, contudo, veio nas quartas, quando defrontou o poderoso Barcelona, franco favorito. Após levar 4 a 1 no Camp Nou, os italianos venceram por 3 a 0, garantindo-se nas semifinais.

No Campeonato Italiano, a Roma está em quarto lugar, brigando diretamente com a Lazio e Inter de Milão por vaga na Liga dos Campeões. Já eliminada da Copa da Itália, a chance de título se resume à Champions.

Do atual elenco, Dzeko é o grande destaque. São 20 gols na temporada, 14 deles no Campeonato Italiano.

LIVERPOOL X ROMA

A Roma terá a chance da revanche diante do Liverpool. Em 1984, os ingleses faturaram o título depois de vencer nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. A derrota foi ainda mais dolorida pelos Giallorossi, uma vez que atuavam no Estádio Olímpico, na capital italiana. Na ocasião, tinham Falcão e Toninho Cerezo no elenco.

Agora no Liverpool, Salah vai reencontrar a Roma (Foto: FIFA)

Além da revanche, o duelo marcará o reencontro entre Salah e a Roma. O egípcio atuava pelo clube italiano até a última temporada, quando foi vendido ao Liverpool por 42 milhões de euros. Se já estava em grande fase em 2016/17, agora ele é um dos melhores do mundo. Só na Premier League, ele tem 29 gols, até o momento o artilheiro da competição.

Siga o Lance! no Google News