Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno do Campeonato Saudita, o Al-Taawoun, do técnico Péricles Chamusca, já tem 27 pontos na competição e ocupa a quinta colocação na tabela. A pontuação atingida pelos comandados do brasileiro já é histórica. É a melhor campanha em termos de pontuação já atingida pelo clube árabe em toda a sua história na primeira metade da competição.
Com 27 pontos e 30% de aproveitamento de vitórias, o Taawoun bateu a sua campanha de 2019/20 quando, ao fim do primeiro turno, tinha feito 26 pontos. O recorde pode ser ampliado na próxima partida, última da primeira parte da liga, contra o Al-Baten, na quinta-feira.
+ Coutinho e Lucas Moura voltam? Veja brasileiros que estão sem espaço na Europa e poderiam retornar ao Brasil
- Esses números no nosso momento, esse recorde, tem um valor ainda maior para nós da comissão, porque, apesar do clube ter uma situação de desigualdade na disputa, estamos fazendo bem o trabalho. Temos o menor número de estrangeiros, o time mais novo da liga em média de idade, sendo que o segundo mais novo é lanterna. E a gente, com várias adversidades, alcançamos este número. Então o significado é gigante para nós - disse Chamusca, que explica um pouco do sucesso com sua comissão:
- Nós conseguimos montar uma equipe de comissão técnica muito competente, a primeira na Arábia a ter um fisiologista, que foi o Thiago Santi, que hoje foi para o Bragantino. A gente tem, na área de análise, o Bruno Cianciarulo sempre trabalhando com vídeos de avaliação com os jogadores, de adversários, temos também um departamento físico muito bom com Flavio Trevisan e Rodrigo Poletto, departamento médico com dois fisioterapeutas, Paulo Moreira e Thiago Guedes… Um grande preparador de goleiros, que é o Francisco Cersosimo. Além do meu auxiliar, Claudio Prattes. Em todas as áreas estamos bem servidos com profissionais capacitados, e isso reflete nos números, no desempenho.
Outro destaque na campanha do Taawoun desta temporada foram os bons resultados contra os chamados favoritos na Arábia Saudita. Vitória sobre Al-Nassr e Al-Hilal, além de empate com o Shabab. A ideia de Chamusca é manutenção do trabalho para o segundo turno.
- Em relação às metas do clube, pelo investimento que foi feito inicialmente, as metas eram de estar entre os seis melhores na liga, onde estamos na quinta colocação e conseguindo resultados importantes, vencendo Hilal, Nassr, empatando com Shabab, todos brigando pelo título. Isso nos deixa otimistas, claro. Mas precisaríamos de um investimento agora na janela para que continuássemos pensando em subir na tabela, mas no planejamento financeiro do clube isso não será possível. Vamos dar continuidade ao que foi feito no primeiro turno, mantendo o objetivo de estar entre os seis melhores.