Chelsea vence, vai às oitavas e manda o Porto para a Liga Europa
Dínamo de Kiev derrota o Maccabi Tel Aviv e também se classifica
- Matéria
- Mais Notícias
Se o Chelsea do Campeonato Inglês está em crise, o da Liga dos Campeões vai muito bem. E nesta quarta-feira, não levou sustos no Stamford Bridge contra o Porto, venceu bem por 2 a 0, gols de Marcano (contra) e Willian, e se garantiu nas oitavas de final da competição. Como o Dínamo de Kiev derrotou o Maccabi Tel Aviv em casa por 1 a 0, os ucranianos também passaram de fase, e o Dragão vai para a Liga Europa.
Na segunda-feira, os Blues voltam ao Campeonato Inglês, com a vontade de manter o nível do jogo desta quarta. Pegam o líder Leicester fora de casa. Já o Porto vai sofrer enorme pressão, e o treinador Julen Lopetegui será ainda mais questionado. Vice-líder do Campeonato Português, o Dragão visita o Nacional na Ilha da Madeira no domingo.
Relacionadas
O técnico José Mourinho voltou a escalar Diego Costa desde o início, e deixou um meio-campo bem povoado, com Matic, Ramires, Oscar, Willian e Hazard. Do outro lado, Julen Lopetegui apostou por um esquema que não costuma utilizar: sem centroavante. Deixou Brahimi e Corona como uma dupla de ataque, e deslocou o lateral-esquerdo Layún para o meio-campo, colocando o zagueiro Indi no lugar do mexicano.
No início, o Porto apresentou leveza do meio para a frente. Teve mais posse de bola e chegou ao ataque diversas vezes. Mas olhava para a área, e não tinha ninguém para receber a bola e finalizar. Em alguns momentos, o lateral-direito Maxi Pereira teve que ir para a área buscar o cabeceio.
O Chelsea teve calma. E os seus jogadores de frente pressionaram muito na saída de bola. Acabou dando certo. Danilo e Imbula não estava bem no início do meio-campo, e os Blues conseguiram fazer uma boa triangulação. Hazard acabou achando passe para Diego Costa, que arrancou, chutou, Casillas defendeu. Mas no rebote, a bola bateu em Marcano, e entrou. Maicon ainda correu para evitar, mas não conseguiu.
A partir do gol, a falta de uma referência no Porto ficou ainda mais evidente. O Chelsea, apesar de ter menos posse de bola, conseguiu controlar a partida. Não chegou a criar grandes chances até o intervalo, mas também não correu riscos. O momento que mais se destacou foi o encontrão de Diego Costa em Casillas, em que o atacante chegou a partir para cima contra o capitão de sua seleção.
No início do segundo tempo, o Porto voltou visivelmente nervoso. Distribuindo pancadas. O Chelsea respondeu com gol. Diego Costa começou boa jogada, achou Hazard no meio, e Willian disparou ao seu lado. O brasileiro recebeu e chutou forte e seco no cantinho para aumentar.
Só aí que Lopetegui mexeu. Tirou Imbula e Maxi Pereira para colocar Aboubakar e Rúben Neves. Continuou sem chances. No meio do segundo tempo, veio Tello para o lugar de Herrera, mas mesmo restando ainda 20 minutos, mais valia a pena torcer por um gol do Maccabi Tel Aviv do que acreditar na virada no Stamford Bridge. Mas nada disso aconteceu, e o Porto saiu da Champions.
Na outra partida, o Dínamo resolveu a parada ainda no primeiro tempo. Rybalka cobrou falta da lateral pelo lado direito, Ben Haim cortou muito mal, e aí ficou fácil para Garmash completar para o gol e marcar para o time ucraniano, que acabou segurando o placar de 1 a 0 e a classificação.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias