menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Chile terá que jogar mais se quiser passar pela Colômbia nas quartas

Equipe do técnico Reinaldo Rueda não foi bem na derrota por 1 a 0 para o Uruguai. Alguns jogadores considerados titulares foram poupados do duelo pelo comandante

Chile x Uruguai
imagem cameraSánchez virou capitão após saída de Medel (Foto: DE SOUZA / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/06/2019
01:44
Atualizado em 25/06/2019
09:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Chile terá que jogar muito mais contra a Colômbia se quiser chegar à semifinal da Copa América. A derrota por 1 a 0 para o Uruguai, na última segunda-feira, no Maracanã, evidenciou alguns problemas a serem corrigidos no time de Reinaldo Rueda para o duelo contra os Cafeteros, na próxima sexta, às 20h, em São Paulo. Com o revés, a La Roja acabou em segundo do Grupo C.

Os chilenos entraram em campo diante do Uruguai já classificados e com alguns desfalques. Rueda decidiu poupar Isla, Vidal e Beausejour, todos pendurados, e Fuenzalida. Se poderá ter todos à disposição nas quartas de final, o treinador viu os substitutos não renderem o esperado contra o Uruguai.

Diante da Celeste, Rueda alterou a forma de o time jogar. Com três zagueiros, deu mais liberdade para os alas Díaz e Hernández atacarem. Mas não foi isso que ocorreu na maior parte do tempo. O Chile sentiu a falta dos titulares Isla e Beausejour.

continua após a publicidade

A primeira metade da etapa inicial foi animadora. Se não criava muitas oportunidades, evitava os ataques do Uruguai, que não conseguia ficar com a bola e via Cavani e Suárez sem conseguir realizar boas tramas ofensivas. Com a posse, o Chile rodava de um lado para o outro, mas faltava um toque de qualidade e presença na área. Quem faz este papel com eficiência na seleção é Arturo Vidal, ausente no Maracanã.

O "Rei Arturo" muito provavelmente estará em campo contra a Colômbia. É um reforço e tanto para Rueda montar o seu Chile ideal. Com Vidal, a equipe ganha corpo e presença ofensiva. Tudo o que faltou contra o Uruguai, que também mostrou solidez defensiva.

Além da falta dos laterais titulares e de Vidal, Fuenzalida foi outro nome sentido no Chile. Autor do primeiro gol diante do Equador, na segunda rodada, o jogador é um dos que mais encosta em Sánchez e Vargas, dupla que se mantém entrosada há anos na seleção, mas que não brilhou no Maracanã.

Chile x Uruguai
Rueda terá que corrigir erros no Chile (Foto: Carl DE SOUZA / AFP)

Os atacantes jogaram isolados contra a Celeste. Sánchez bem que tentou algo de diferente, com boas arrancadas, dribles e passes. Mas jogou sozinho, o que não pode voltar a acontecer diante da Colômbia, uma equipe bem compactada em todos os setores e que chega às quartas de final como a melhor da primeira fase, com 100% de aproveitamento e três vitórias. Vargas foi uma nulidade em campo, o que acarretou em sua substituição no segundo tempo.

ZAGA COM PROBLEMAS PELO ALTO


Rueda precisa ainda acertar o posicionamento de seus defensores para a partida contra a Colômbia, principalmente nas bolas alçadas na área. O Uruguai deitou e rolou em lances pelo alto e esteve perto de abrir o placar com Giménez, mas a zaga tirou em cima da linha. Godín, Cavani, Cáceres e Suárez foram um tormento neste quesito durante os 90 minutos.

Dos três zagueiros chilenos escalados desde o início, apenas um tem boa estatura: Maripán, com 1,93m. Jara (1,78m) e Medel (1,71m) são considerados baixos para a posição, o que facilitou a vida dos uruguaios. Tanto que o gol de Cavani saiu após um cruzamento da esquerda, e o atacante testou sozinho para o fundo da rede. Na etapa final, Medel deixou o campo com problemas físicos e deu lugar a Igor Lichnovsky, que pode ser opção diante dos Cafeteros (tem 1,86m) caso o capitão não jogue.

continua após a publicidade
Chile x Uruguai
Jara na marcação a Luis Suárez (Foto: Carl DE SOUZA / AFP)

Diante da Colômbia, o sofrimento parece inevitável. A equipe de Carlos Queiroz tem como um dos pontos fortes a bola aérea, explorando a altura dos zagueiros Mina (1,95m) e Davinson Sánchez (1,87m). Outros que aparecem bem em lances pelo alto são os atacantes Falcao García (1,77m) e Zapata (1,86m).

Por fim, o Chile precisa ter atenção redobrada com James Rodríguez. Capitão colombiano, o camisa 10 é um dos grandes nomes da seleção e foi protagonista contra o Paraguai, ao colocar de trivela a bola na cabeça de Zapata, autor do único gol da partida.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias