Entre os dias 17 e 20 de julho, a parceria entre o Barra FC e o TSG Hoffenheim, clube alemão que disputa a Bundesliga, promoveu um camp de férias para crianças entre 8 e 13 anos no CT da equipe catarinense, localizado em Camboriú, Santa Catarina. O evento contou com a participação do meia Carlos Eduardo, ex-jogador do Hoffenheim, Grêmio, Flamengo, entre outros.
- Foi um momento de expectativa alta, quando trazemos para a cultura brasileira um clube com organização e padrão europeu. Para gente, é motivo de alegria ver que no final do terceiro dia tudo deu certo. Ver que todos envolvidos neste projeto para crianças conseguiram desenvolver um trabalho muito bacana, com pais e crianças saindo satisfeitos. Terminamos com dever cumprido e uma satisfação muito grande de oportunizar momentos de felicidades para crianças - disse Bene Sobrinho, presidente do Barra FC.
Os três dias do camp foram dedicados às crianças e adolescentes. Jovens de 8 a 13 anos estiveram no CT do Pescador para treinamentos executados tanto na base do clube alemão quanto da equipe de Balneário Camboriú, porém com um enfoque, neste caso, na diversão e na parte lúdica do futebol. Uma oportunidade de aprender brincando para os pequenos atletas.
No período da tarde de terça, quarta e quinta, 100 crianças trabalharam com treinadores do Barra FC e também Yannick Wöppel, treinador do TSG Hoffenheim. Novamente, Carlos Eduardo foi presença na atividade, ensinando as crianças durante os treinamentos, dando autógrafos e tirando muitas fotos.
- Primeiramente, agradeço ao Barra FC pelo convite para estar aqui com essa energia maravilhosa. Essa criançada está me fazendo muito feliz, passei o dia do meu aniversário aqui com eles. Tenho uma história muito bonita no Hoffenheim e voltar a olhar essa camiseta, com tantas crianças brasileiras vestindo-a, me dá uma alegria muito grande - destacou Carlos Eduardo, ex-jogador do Hoffenheim.
- Uma volta para casa para mim. Estou muito feliz, muito orgulhoso de voltar ao Brasil e encontrar os amigos do Barra FC. Foi maravilhoso organizar esse camp de férias com mais de noventa participantes. É algo especial mostrar a filosofia do TSG Hoffenheim. Por isso, uma grande gratidão e também orgulho - pontuou Yannick Wöppel, treinador do sub-9 da equipe alemã, e que realizou estágio no Barra FC em 2022.
Os treinamentos consistiam em atividades específicas em diferentes áreas do campo, sempre estimulando a competitividade e ganhos técnicos. Os grupos eram divididos por idades, com os goleiros tendo um espaço dedicado exclusivamente a eles, com trabalhos da posição. Após uma pausa para lanche, as crianças retornavam ao campo e participavam de um torneio, também contra garotos da mesma idade, além de se divertirem com futmesa, entre outras opções.
- Aprendi várias coisas que não sabia. Foi uma experiência incrível. Agradeço muito a minha mãe por ter me trazido aqui. Foi muito legal. O Carlos Eduardo é muito divertido, brinca bastante com a gente. Queria mais dias (de camp) para me divertir ainda mais - contou Lucas Daniel, 12 anos.
- Foi bem legal, tive uns treinos diferentes, que nunca tinha feito antes. Também nunca tinha treinado em campo sintético, foi bem legal. O que mais gostei foi no primeiro dia que fizemos um aquecimento com os goleiros, que foi um futmesa, só que com a mão. Foi bem divertido - Luiz Gabriel Marczynsk, 12 anos.
Barra FC e Hoffenheim mantêm uma parceria técnica desde 2020. Profissionais alemães trabalham no clube de Balneário Camboriú, como o diretor geral Sebastian Bacher e o treinador do sub-20 Adem Karaca. Além disso, há intercâmbio de profissionais e atletas entre os dois clubes. Agora, a parceria deu mais um passo com um workshop para treinador e o camp de férias para crianças e adolescentes.