A Associação de Escritores de Futebol, da Inglaterra, premiou o norueguês Erling Haaland como o melhor jogador da temporada 2022-23 na Inglaterra. Com 82% dos votos, que totalizaram mais de 800 membros, Haaland superou Bukayo Saka e Martin Odegaard, do Arsenal, que fecharam o top 3; Kevin De Bruyne, companheiro do centroavante no Manchester City, terminou em quarto na votação.
A primeira temporada do atacante no futebol inglês tem trazido resultados aos Citizens. Somando todas as competições, são 51 gols e oito assistências em 47 jogos, uma média de 1,25 participações em gol por jogo. Os números vieram acompanhados de sucessivas quebras de recordes. Haaland se tornou o jogador mais rápido a marcar 10, 20 e 30 gols no Campeonato Inglês, além de já ter quebrado o recorde de Alan Shearer e Andy Cole com mais gols em uma edição da Premier League, mesmo sem a temporada ter chegado ao fim.
+ Confira com exclusividade os últimos jogos da Premier League por apenas R$40,90 por mês!
- Vencer o prêmio da FWA na minha primeira temporada na Inglaterra é uma honra. Tento todo dia ser o melhor que posso, e ser reconhecido assim significa muito para mim. Eu tenho adorado meus momentos no City. Meus companheiros são incríveis e eles me dão muitas chances de marcar gols. Quero agradecer a todos eles, pois não teria sido premiado sem eles. Também devo muito a Pep Guardiola e à equipe por trás do elenco. Todos foram muito bons para mim desde que me juntei e nunca trabalhei com profissionais tão bons. Obrigado a todos que votaram em mim. É uma verdadeira honra ganhar este prêmio. Focarei agora em ter certeza de que terminaremos a temporada o mais rápido possível e ajudando o City a levantar troféus - afirmou o norueguês ao site oficial do Manchester City.
Junto com Haaland, a jogadora do Chelsea, Sam Kerr, também recebeu a premiação de melhor da temporada inglesa no futebol feminino. Kerr superou Rachel Daly, do Aston Villa, e Lauren James, também dos Blues, para vencer o prêmio. Ambos receberão o troféu entregue pela associação no dia 25 de maio, que marcará o 75º aniversário da premiação, vencida pela primeira vez pela lenda do Stoke City e da Inglaterra, Stanley Matthews, em 1948.