Titular na defesa do Porto há duas temporadas, Felipe está no cerne de uma polêmica envolvendo outro gigante local, o Benfica, atual tetracampeão que, junto ao Sporting, travam disputa pela liderança do Campeonato Português - hoje ocupada pelo Dragão.
Diretor de comunicação do Porto, Francisco J. Marques acusou o Benfica, maior rival do Porto, de tentar deixar Felipe de fora do clássico entre os times, a ser realizado no dia 3 de dezembro, no Estádio do Dragão, pela 13ª rodada.
Marques revela que o Benfica apelidou o antigo zagueiro do Corinthians de "Felipe Vale Tudo". Em entrevista ao jornal português "A Bola", o dirigente defendeu Felipe com números dele no Porto e no Timão, a fim de ratificar a lealdade do camisa 28.
- O Felipe é um excelente profissional, joga com agressividade, algo típico dos centrais, mas não é maldoso nem violento - disse Francisco J. Marques.
Felipe está no Porto desde 2016/17 e, atualmente, é avaliado em 50 milhões de euros (cerca de R$ 190,4 milhões). Seu vínculo com o Dragão expira em 2021.