Sem grande inspiração de seus atacantes e sem fazer muito esforço, o Barcelona venceu o Levante, por 2 a 0, na manhã deste domingo, no Estádio de Valencia, pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol. Com a vitória, o Barça chegou a 54 pontos, se isolando mais uma vez na liderança da competição, com três pontos a mais que o Atlético de Madrid. O levante permanece na lanterna, com apenas 17 pontos. Os gols foram marcados por Navarro, contra, e Suárez.
Com o triunfo desta manhã, o Barcelona igualou o feito da equipe na temporada 2010/2011, quando era dirigida por Pep Guardiola, chegando a 28 jogos sem perder, um recorde para clubes espanhóis. Brigando pela artilharia no Espanhol, Neymar passou em branco mais uma vez em partidas fora de casa. Ele não faz gol fora do Camp Nou na competição nacional desde o clássico contra o Real Madrid, em novembro.
O Barcelona voltará a campo pelo Campeonato Espanhol no próximo domingo, dia 14, quando receberá o Celta de Vigo, às 17h30 (de Brasília), no Estádio Camp Nou, em Barcelona, pela 25ª rodada. Na quarta, o time de Luis Enrique jogará contra o Valencia, fora de casa, pela Copa do Rei. No mesmo dia, às 15h30, o Levante visitará o Eibar, no Estádio Municipal de Ipurua, na província de Guipúscoa.
O Barcelona começou jogando melhor e logo surpreendeu o Levante. Aos dois minutos, Messi recebeu ótimo passe de Iniesta e marcou. Auxiliar, no entanto, assinalou impedimento inexistente do atacante argentino. A pressão do poderoso Barça assustou o tome da casa, que recuou totalmente nos primeiros minutops, chegando a ficar com todos os seus jogadores no campo de defesa em um dado momento.
O melhor desempenho logo rendeu o primeiro gol ao Barcelona. No entanto, desta vez, a alegria dos tocedores não foi feita pelo trio de atacante catalão, Messi Luís Suárez e Neymar, mas sim por David Navarro, do Levante. A jogada começou com o meia Iniesta, que achou Jordi Alba livre na área. O lateral cruzou para o meio, na ânsia de cortar, o zagueiro mandou a bola para as redes.
Após o gol dos catalães, o Levante reagiu e tentou sair para o jogo em busca do gol de empate. Com muita rapidez, os atacantes Dayverson e Josep Rossi passaram a dar trabalho para a defesa catalã. No entanto, apesar de terem criado boas oportunidades e tendo, inclusive, chutado uma bola na trave, o time de Valencia não conseguiu êxito nas investidas.
Envolvido em problemas com as justiças do Brasil e da Espanha, ainda por problemas em relação a transferência dele para o Barcelona e por questões fiscais, o Neymar, que completou 24 anos na última sexta-feira, teve atuação discreta. Daniel Alves, mal na defesa e no ataque, foi outro que, assim como em outros jogos da temporada, errou muitos passes e não pareceu bem na defesa tampouco no ataque.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou como o primeiro, com o Barcelona pressionando e o Levante tentando o contra-ataque. Aos oito, Messi recebeu ótimo passe e fez o gol. Mais uma fez, porém, a arbitragem marcou impedimento, desta vez corretamente. Com Messi, Suárez e Neymar apagados em campo, o Barça deu espaço para o Levante, que criava chances, mas não tinha competência para empatar o jogo.
Assim como no primeiro tempo, os brasileiro Neymar e Daniel Alvez continuaram mal no segundo. O atacante se enrolou em algumas jogadas, desperdiçando boas jogadas que poderiam resultar em perigo para o gol adversário. Já o lateral, muito displicente, acabou substituído por Aleix Vidal, aos 28 minutos.
No fim, aos 47, em um contra-ataque, Messi deu lindo passe para Luís Suárez. O uruguaio dominou e tocou no canto, fechando o placar. O centroavante chegou a 20 gols, se isolando na artilharia do campeonato.