Com gol de placa de Aboubakar aos 43 do segundo tempo, Camarões venceu o Egito, de virada, por 2 a 1 e se sagrou campeão da Copa Africana de Nações pela quinta vez em sua história. A partida foi disputada no Estádio L'Amitié Sino, em Libreville, no Gabão.
O Egito inaugurou o marcador aos 21 minutos do primeiro tempo. Após passe de Salah, Elneny bateu no alto, tirando do goleiro e fazendo o primeiro gol do jogo.
No início da etapa final, Camarões chegou ao empate. Após cruzamento preciso, N'Koulou cabeceou bem, para superar o goleiro do Egito.
O melhor estava reservado para o final. Quando parecia que o jogo iria para a prorrogação, Aboubakar, atacante do Besiktas, entrou em ação. Ele recebeu lançamento, dominou no meio dos zagueiros, aplicou um lençol no marcador e bateu para o gol, garantindo o pentacampeonato para Camarões.
As duas seleções já haviam disputado duas finais da Copa Africana de Nações. Nas duas - 1986 e 2008 - o Egito havia saído com o título.
Com cinco conquistas, Camarões é o segundo país com mais títulos, perdendo apenas para o próprio Egito, que tem oito canecos.