Na manhã desta sexta-feira, o Paris Saint-Germain foi derrotado pelo Cerezo Osaka por 3 a 2, em amistoso realizado no Japão. Ekitike abriu o placar para os franceses, mas Jordy Croux empatou ainda na primeira etapa. Vitinha recolocou o Paris em vantagem, mas Sota Kitano e Shinji Kagawa, ídolo da seleção japonesa, marcaram os gols da virada.
+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina
Pelo segundo amistoso seguido, o brasileiro Neymar assistiu a partida apenas do banco de reservas, já que se recupera de lesão sofrida em fevereiro deste ano. Marquinhos, por outro lado, atuou pelo PSG. Já pelo Cerezo, a dupla brasileira Léo Ceará e Capixaba foram titulares e tiveram boa atuação no confronto.
Veja os cinco principais lances do confronto
!PURA INTELIGÊNCIA! Aos 17 minutos, o PSG abriu o placar da partida. Em jogada de velocidade pela esquerda, o lateral Kurzawa acionou Asensio no corredor. O espanhol balançou encarando a marcação e pisou para trás, com Zaire-Emery, que cruzou fechado. A bola parecia ter a direção do gol, mas Hugo Ekitike invadiu o meio da defesa e colocou o pé direito para mudar a trajetória e inaugurar o marcador.
!QUE PIXOTADA! Cinco minutos depois, veio o empate. O goleiro Yang Han-Been não achou uma opção para saída curta e fez a bola viajar até o campo ofensivo. Danilo Pereira e Skriniar não se entenderam e Jordy Croux pegou a sobra, com o campo praticamente livre. O brasileiro Marquinhos até chegou para diminuir o espaço, mas o meia belga levou para a perna esquerda e fuzilou o canto direito de Donnarumma, igualando o marcador.
!PASSE DE GÊNIO! Logo no comecinho do segundo tempo, os parisienses voltaram à frente. Em erro de saída dos japoneses, Vitinha recebeu de Zaire-Emery, ameaçou a finalização de fora da área e chamou Ekitike para a tabela. De costas para a área, o camisa 44 achou um passe sensacional de calcanhar, clareando o lance. O meia português se projetou e só teve o trabalho de tirar de Yang, marcando o segundo gol francês.
!VACILOU! Aos 22 minutos da metade final, Lucas Hernández, contratado nesta janela de transferências, acabou perdendo a bola no campo defensivo para Ryo Watanabe. O japonês pegou a sobra e cruzou rápido para a área. O jovem Sota Kitano, de apenas 18 anos, dominou e chutou forte para empatar a partida novamente.
!GOL DE LENDA! Dez minutos depois, a história sorriu para os japoneses. Cher Ndour perdeu a bola na área defensiva, em mais um erro de saída dos franceses. Kitano, novamente, apareceu decisivamente e tocou para trás. Shinji Kagawa - ele mesmo - bateu com perfeição e acertou o ângulo de Donnarumma, sacramentando a virada do Cerezo Osaka.
+ Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF
Como foi o primeiro tempo?
O Paris Saint-Germain, ao melhor estilo Luis Enrique, teve mais posse de bola e dominou as ações da primeira etapa, sendo premiado com um belo gol coletivo marcado por Ekitike aos 17 minutos. Porém, cinco minutos depois, a defesa vacilou pela primeira vez na partida, num bate-cabeça de Danilo Pereira e Skriniar, que terminou com gol de Croux. As ações seguintes seriam favoráveis aos franceses, mas sem o necessário para recuperar a vantagem.
E a segunda etapa?
O que faltou para o PSG na segunda metade do primeiro tempo sobrou na volta do intervalo. Em grande passe de Ekitike, Vitinha saiu livre na área para marcar o segundo gol francês. Porém, em novo erro defensivo, Lucas Hernández vacilou e perdeu a bola para Watanabe, que cruzou para o promissor Kitano marcar e recuperar a igualdade. A surpreendente virada viria aos 79, após mais uma falha: Cher Ndour tentou driblar na área e perdeu a posse. Kitano apareceu para ajeitar e Kagawa, ex-Manchester United, bateu de perna de direita e foi feliz ao acertar o ângulo de Donnarumma. Os jogadores do Paris pediram falta, mas o árbitro Ryo Tanimoto ignorou. Nos minutos finais, o PSG até tentou, mas a pressão foi insuficiente pelo empate.
FICHA TÉCNICA
Paris Saint-Germain 2x3 Cerezo Osaka
Data e horário: sexta-feira, 28 de julho de 2023, às 7h30 (de Brasília)
Local: Yanmar Field Nagai, em Osaka (JAP)
Arbitragem: Ryo Tanimoto (árbitro); Osamu Nomura e Makoto Hibino (auxiliares); Hajime Matsuo (quarto árbitro)
Cartões amarelos: Lucas Hernández (PSG)
Gols: Hugo Ekitike, aos 17', e Vitinha, aos 49' (PSG); Jordy Croux, aos 22', Sota Kitano, aos 68', e Shinji Kagawa, aos 79' (CER)
PARIS SAINT-GERMAIN (Treinador: Luis Enrique)
Donnarumma; Marquinhos (Hakimi), Skriniar e Danilo Pereira (Fabián Ruiz); Vitinha (Marco Verratti), Ugarte (Lucas Hernández), Zaire-Emery (Cher Ndour) e Kurzawa (Serif Nhaga); Gharbi, Ekitike (Noha Lemina) e Asensio (Carlos Soler)
CEREZO OSAKA (Treinador: Akio Kogiku)
Yang Han-Been (Keisuke Shimizu); Riku Matsuda (Hayato Okuda), Matej Jonjić (Ryosuke Shindo), Koji Toriumi (Tatsuya Yamashita (Yusuke Maruhashi)) e Ryosuke Yamanaka (Kakeru Funaki); Jordy Croux (Seiya Maikuma), Tokuma Suzuki (Shinji Kagawa), Hinata Kida (Nelson Ishiwatari) e Capixaba (Haruki Arai); Satoki Uejo (Sota Kitano) e Léo Ceará (Ryo Watanabe)