Com reservas, Japão derrota Uzbequistão e é líder na Copa da Ásia

Samurais Azuis confirmaram o aproveitamento perfeito na primeira fase da competição

imagem cameraJogadores comemoram o gol marcado por Shiotani (Foto: Divulgação/AFC)
Avatar
Lance!
Al Ain (EAU)
Dia 17/01/2019
14:28
Compartilhar

Em duelo que valia a liderança do Grupo F da Copa da Ásia, melhor para o Japão, que derrotou o Uzbequistão, nesta quinta-feira, no Sheikh Khalifa International Stadium, nos Emirados Árabes Unidos, por 2 a 1. Eldor Shomurodov abriu o placar para os uzbeques, mas Yoshinori Muto e Tsukasa Shiotani viraram para os Samurais Azuis.

Mesmo colocando muitos reservas em campo, o Japão terminou na primeira posição do Grupo F da competição, com três vitórias em três jogos. Nas oitavas de final, os Samurais Azuis vão enfrentar o vice-líder do Grupo E, que será Catar ou Arábia Saudita. A partida será realizada na próxima segunda-feira, no Sharjah Stadium, às 9h (de Brasília).

O Uzbequistão, por sua vez, terminou a primeira fase da competição na segunda colocação, com seis pontos. Nas oitavas, a equipe treinada por Héctor Cuper vai enfrentar a Austrália, em um confronto de duas equipes de bom desempenho recente no continente. O palco da partida, que vai ser realizada também na próxima segunda-feira, às 12h (de Brasília), será o Khalifa bin Zayed Stadium, na cidade de Al Ain.

O jogo
​Mesmo com uma equipe alternativa, o Japão manteve seu estilo de toque de bola, uso do pivô - que, no caso, foi Yoshinori Muto - e buscar o ataque. Apesar da superioridade na posse e no número de finalizações, foi o Uzbequistão que abriu o placar. Aos 40 minutos do primeiro tempo, os uzbeques chegaram ao campo ofensivo em um contra-ataque, que foi finalizado por Eldor Shomurodov, que marcou seu quarto gol na competição.

Nem deu tempo para os uzbeques comemorarem, já que o Japão empatou três minutos depois, mostrando uma reação imediata. Em uma rápida jogada pelo lado direito, Sei Muroya cruzou a bola com precisão para Yoshinori Muto subir mais alto que os marcadores e cabecear para o fundo das redes.

Na etapa complementar, o Japão manteve o mesmo de estilo de buscar o ataque, enquanto que o Uzbequistão se fechava no objetivo de encontrar um contra-ataque. Os Samurais Azuis viraram a partida aos 13 minutos, quando o lateral Tsukasa Shiotani aproveitou uma rebatida da zaga para finalizar com precisão de fora da área, marcando um bonito gol.

Omã vence e tem esperança por classificação
Na outra partida do Grupo F, realizada no Mohammad Bin Zayed Stadium, o Omã venceu o Turcomenistão por 3 a 1, somou seus três primeiros pontos e terminou na terceira colocação da chave. Ahmed Mubarak, Muhsen Al Ghassani e Mohammed Al Musalami marcaram para a equipe vitoriosa, enquanto que Altymurad Annadurdiyev diminuiu para os derrotados.

Com o resultado, a equipe treinada por Pim Verbeek aguarda a definição do Grupo E para saber se vai se classificar às oitavas de final, já que os quatro melhores terceiros colocados se garantem na próxima fase. Por ter um saldo de zero, o Omã está em uma boa condição para conquistar a classificação, já que dois terceiros colocados estão com saldo negativo.

Siga o Lance! no Google News