O meia Oscar, com passagem pelo Chelsea, está no Shanghai SPIG desde 2017. O atleta sempre teve destaque na carreira pelas seus passes decisivos e segue sendo um dos jogadores que mais concedeu assistências no time nas últimas temporadas. Oscar completou recentemente três anos de clube e não demorou muito para começar a deixar seu nome marcado na história do clube. Oscar havia feito seu primeiro hat-trick na carreira pelo Chelsea dois anos antes na vitória do time inglês por 5 a 1 sobre o MK Dons.
Pelo Shanghai, o meia voltou a marcar três gols em uma única partida na temporada 2018/19, após ter feito seus primeiros tentos pelo clube chinês ainda no final de 2017. Diante do Dalian Pro, a super goleada do Shangai por 8 a 0 pelo Campeonato Chinês, rendeu a Oscar seu primeiro hat-trick pelo time após o brasileiro ter sido destaque em vitória de 4 a 1 pela Liga dos Campeões da Ásia, em que havia marcado dois gols. Esse não foi o último feito do atleta, Oscar marcou seu terceiro hat-trick da carreira na temporada passada, em mais uma goleada, por 5 a 0 sobre o Ulsan Hyundai.
- Estou muito feliz no Shanghai, tem sido maravilhoso morar no país, jogar por esse clube e atingindo marcas importantes na minha carreira. Fazer um gol numa partida é algo incrível, mas marcar três é sem palavras. Fui feliz em contribuir com os gols desde que cheguei e vivo um grande momento pessoal – disse o meia.
Na atual temporada, deu tempo apenas do time realizar uma partida, a vitória por 3 a 0 sobre o Buriram United pela Liga dos Campeões da Ásia, que classificou o time para próxima fase da competição. A pausa dos campeonatos na China devido a epidemia de coronavírus segue com a previsão de retorno para o término para abril, onde o time voltaria a campo diante do Yokohama Marinos, pela própria Champions. A volta do Campeonato Chinês está sem data prévia para retorno.
- A pausa no futebol do país é uma medida necessária, estamos falando de uma epidemia que atingiu o continente, é muito grave, lamento pelos que estão sofrendo, pelas perdas da população. Fico triste com essa situação, mas sabemos que as medidas necessárias estão sendo tomadas e torcemos para que possamos voltar ao nosso dia a dia o mais breve possível - completou.