A Uefa divulgou, neste domingo, os 11 melhores jogadores da edição 2022-23 da Champions League. O campeão Manchester City dominou a formação, tendo sete jogadores escolhidos. A Inter de Milão, que amargou o vice, teve dois atletas e o Real Madrid, que caiu na fase semifinal para os ingleses, completou o time com mais dois futebolistas, incluindo o brasileiro Vinícius Jr. Veja a formação completa:
- Goleiro: Thibaut Courtois (Real Madrid)
- Defensores: Kyle Walker (Manchester City), Rúben Dias (Manchester City), Alessandro Bastoni (Inter de Milão) e Federico Dimarco (Inter de Milão)
- Meio-campistas: John Stones (Manchester City), Rodri (Manchester City) e Kevin de Brune (Manchester City)
- Atacantes: Bernardo Silva (Manchester City), Erling Haaland (Manchester City) e Vinícius Jr (Real Madrid)
O meia Rodri, autor do gol do título em Istambul, foi eleito o melhor jogador da competição. Além de ter balançado as redes na decisão, também marcou um lindo gol contra o Bayern de Munique, em jogo válido pela ida das quartas de final. Khvicha Kvaratskhelia, meia georgiano do Napoli, foi premiado com o posto de melhor jogador jovem da competição.
Com o primeiro título de sua história, o Manchester City alcançou a Tríplice Coroa, já tendo conquistado a Copa da Inglaterra e a Premier League. Pep Guardiola, comandante da equipe, já havia conseguido conquistar o trio de troféus em 2008-09, com o Barcelona.