Como capitão, Messi vive uma de suas melhores fases no Barcelona

Decisivo, o argentino traçou como principal objetivo a conquista da Liga dos Campeões. Em grande momento, o craque vai confiante para o confronto com o Lyon, nesta terça-feira

imagem cameraA temporada de Messi é muito boa (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Barcelona (ESP)
Dia 12/03/2019
14:30
Compartilhar

Quando foi apresentado para a torcida blaugrana como novo capitão, ainda em 2018, Messi disse que "faria de tudo" para "trazer de volta" o troféu da Champions. Uma promessa que, vindo do craque, colocou a equipe catalã como favorita ao título e aumenta a expectativa para o jogo desta quarta-feira, contra o Lyon, pela jogo de volta das oitavas de final.

A temporada de Messi, até agora, está irretocável. Decisivo, artilheiro, líder de assistências e símbolo incontestável do clube catalão. Os números, os recordes e as apresentações do argentino, até agora, justificam todos os fatos e servem de estímulo para o Barcelona buscar a classificação para a próxima fase.

LÍDER

O argentino é o grande líder do Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter)

No Campeonato Espanhol, Messi já mostrou a que veio. O título é praticamente do Barcelona. A equipe lidera a competição com 63 pontos, sete a mais que o Atlético de Madrid e incríveis 15 pontos na frente do Real Madrid. O argentino, em 25 jogos, marcou 26 gols e deu 14 assistências. Líder absoluto na competição.

MELHORES JOGOS - LA LIGA

Messi coleciona grandes atuações no Espanhol (Foto: AFP)

Entre as partidas de destaque no Espanhol: a vitória por, 8 a 2, no Huesca, com dois gols e duas assistências. O 5 a 0 no Levante, com três gols e duas assistências e o 4 a 2 no Sevilla, fora de casa, com três gols (golaços) e uma assistência, em uma atuação que entrou para a história da carreira do argentino.

DECISIVO

Messi é o líder de gols e assistências das cinco principais ligas europeias (Foto: AFP)

Em 2018/19, Messi se tornou o líder de gols (26) e assistências (12) nas cinco principais ligas europeias (Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra). O argentino esteve envolvido em 11 dos últimos 14 gols do Barça. Mais uma prova do envolvimento do argentino na equipe catalã.

PANORAMA

Messi tem se destacado na Liga dos Campeões (Foto: Pau Barrena / AFP)

Liga dos Campeões, o Barcelona não caiu em um grupo fácil. Junto com Tottenham, Internazionale e PSV, o Barça sobrou: quatro vitórias e dois empates em seis derrotas. O líder? Messi: seis gols e uma assistência em cinco jogos que participou, tendo em vista que não jogou as duas partidas contra os Nerazzurri, por lesão.

MELHORES JOGOS - CHAMPIONS

A Champions é o grande objetivo do Barcelona (Foto: AFP)

Nos dois primeiros jogos da Champions, Messi foi decisivo. Primeiro, um hat-trick na estreia, que garantiu a vitória, por 4 a 0, no PSV. Na sequência, dois gols na vitória por 4 a 2, sobre o Tottenham. Com cinco gols nos dois primeiros jogos, o Barça assumiu, precocemente, a liderança do Grupo B.

COPA DO REI

Messi teve participação importante em todas as competições do Barça (Foto: AFP)

O Barcelona chegou a final da Copa do Rei, após despachar o Leonesa, Levante, Sevilla e o Real Madrid (semifinal, 4 a 1, no agregado). Com menos gols, Messi continuou participativo. Dos quatro jogos que participou, foram dois gols e três assistências.

GOLEADOR

O argentino é cada vez mais artilheiro (Foto: Lluis Gene / AFP)

Ao todo, na temporada, Messi participou de 35 jogos, com 34 gols marcados e 19 assistências concedidas. Números absurdos, dignos do craque. Messi não jogou oito jogos, por lesão e por ser poupado. O argentino marcou 34% dos gols do Barça na temporada e teve participação direta em 53% de todos os tentos feitos.

COM MESSI X SEM MESSI

Messi é cada vez mais decisivo (Foto: Pau Barrena / AFP)

Com Messi em campo, o Barcelona teve 23 vitórias, nove empates e duas derrotas. Sem Messi, o Barça disputou oito partidas, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas. De todos os 35 jogos, Messi só não marcou ou deu uma assistência em oito ocasiões.

REI DO 'EL CLASICO'

Barcelona se transformou no 'El Clasico' após chegada de Messi (Foto: AFP)

O Barcelona atropelou o Real Madrid nesta temporada. Foram quatro jogos, com três vitórias e um empate, além de dez gols marcados e apenas um sofrido. Apesar de Messi não ter marcado nem concedido assistências, foi nesta temporada que o Barça passou o rival em números de vitórias no confronto direto. Messi tem participação direta nisso: antes do argentino, o Real tinha 87 vitórias contra 66 do clube catalão. Depois de Messi, são 96 vitórias para o Barça e 95 para os Merengues.

*sob a supervisão de Aigor Ojêda

Siga o Lance! no Google News