Confira todos os times classificados para o Mundial de Clubes

Barcelona e River Plate são os principais concorrentes ao título no fim do ano

Escrito por

O Sanfrecce Hiroshima empatou em 1 a 1 com o Gamba Osaka neste sábado, e garantiu não só o título japonês, como preencheu a última vaga ao Mundial de Clubes. Além da equipe, River Plate, Barcelona, Guangzhou Evergrande, Mazembe, América-MEX e Auckland City estão na competição. Veja abaixo como cada um dos times conseguiu a classificação.

A equipe mais badalada é o Barcelona. Com o poderoso trio de ataque formado por Messi, Neymar e Suárez, a equipe comandada por Luis Enrique conseguiu a sua vaga por conquistar a Liga dos Campeões, na final contra a Juventus. Esta será a quarta participação do torneio, que começou a ser disputado anualmente neste formado em 2005. O time venceu em 2009 e 2011 e é, ao lado do Corinthians, o maior vencedor. Os culés podem se isolar na liderança agora.

O grande concorrente do Barça ao título é o River Plate, campeão da Copa Libertadores deste ano. Único estreante no torneio da Fifa, os Millonarios garantiram a vaga, na verdade, na semifinal do torneio, ao eliminar o Guaraní. Isso porque na final pegou o Tigres, que por ser do México, não vai ao Mundial pela Liberta. Mesmo assim, os argentinos venceram na volta da final por 3 a 0 em Buenos Aires. Os hermanos fizeram neste sábado o último treino antes da viagem, e a torcida compareceu ao Monumental de Núñez.

O América-MEX tem a chance de, enfim, conseguir levar o México longo no Mundial de Clubes. As equipes do país costumam prometer complicar a vida dos sul-americanos ou europeus, mas raramente conseguem. O time garantiu vaga por vencer a Liga dos Campeões da Concacaf, a famosa Concachampions. Na final derrotou o Montreal Impact. A equipe faz sua segunda participação na competição. Jogou em 2006 e ficou na quarta posição.

Um outro time que tem chance de surpreender é justamente o rival do América-MEX nas quartas de final: o Guangzhou Evergrande. O time comandado por Luiz Felipe Scolari tem em seu elenco principal diversos brasileiros: Elkeson, Ricardo Goulart, Paulinho, Alan e Robinho. Este último não participou da conquista da Liga dos Campeões da Ásia, mas estará no Mundial. Quem vencer esta partida pega o Barcelona na semifinal.

O Auckland City conhece muito bem o Mundial de Clubes. Vai para a sua sétima participação. Neste atual formato, só não jogou em 2005, 2007 e 2008. No ano passado surpreendeu ao chegar na terceira posição. O clube garantiu vaga ao vencer novamente a Liga dos Campeões da Oceania. Na final, derrotou o Team Wellington, também da Nova Zelândia, nos pênaltis.

Os neozelandeses pegam, na primeira fase, o Sanfrecce Hiroshima. O Mundial sempre garante vaga ao campeão nacional do país que sediar o torneio, e o time garantiu o Campeonato Japonês neste sábado. Sua única participação foi em 2012, quando caiu para o Al-Ahly.

Quem vencer esse jogo pega o Mazembe. O time da República Democrática do Congo faz sua terceira participação. A primeira foi em 2009, e a segunda e mais famosa foi no ano seguinte, quando eliminou o Internacional e acabou sendo vice-campeão. O ganhado enfrenta o River.

Siga o Lance! no Google News