Um dos maiores destaques da Europa, Jude Bellingham está próximo de deixar o Dortmund para vestir a camisa do Real Madrid na próxima temporada. Nesse período, o jovem de 19 anos também chegou a ser cotado no Manchester City e Liverpool, embora a Espanha pareça ser o destino do jogador nos meses seguintes.
Contratado pelo clube alemão com apenas 17 anos, o meia inglês está em sua terceira temporada com a camisa do Dortmund. Em 2022/2023, o atleta vem sendo o grande responsável por conduzir sua equipe ao título da Bundesliga, que deve se concretizar no duelo contra o Mainz, neste sábado.
+ Confira uma lista de produtos do Bourssia Dortmund na FutFanatics a partir de R$49,90
CHEGADA COMO PROMESSA
Revelado pelo Birmingham, da Inglaterra, Jude Bellingham iniciou sua carreira profissional em 2019/2020 defendendo seu clube na Championship. Naquele ano, o jogador participou de 45 partidas, marcou quatro gols e contribuiu com duas assistências. O que levou o Dortmund a apostar em seu sucesso.
Diretor esportivo do clube alemão, Michael Zorc afirmou no dia do anúncio da contratação do meia inglês que via um grande potencial no jogador e que tinha como objetivo desenvolver o atleta. E em três anos atuando no Signal Iduna Park, o jovem conquistou um destaque mundial e impressionou a Europa.
Em sua primeira temporada, Bellingham chegou como um coadjuvante em um elenco que contava com Jadon Sancho (atualmente no Manchester United) e Erling Haalando (atualmente no Manchester City) como os grandes protagonistas. E logo em seu ano como estreante, o atleta participou ativamente da conquista da Copa da Alemanha, em 2020/2021.
PROTAGONISTA DO CLUBE
Após sua primeira temporada no Dortmund, Jadon Sancho foi contratado pelos Diabos Vermelhos. Ao fim de sua segunda temporada, Erling Haaland se transferiu para o Manchester City. E o protagonismo do clube caiu em seu colo após conquistar mais minutos ano após ano e provar que o investimento deu certo.
Devido a sua grande performance em 2022/2023, Bellingham chegou a estar na lista de 20 finalistas que concorriam ao Prêmio Golden Boy, do jornal italiano "Tuttosport" e que premia o melhor jogador jovem do mundo. No entanto, Gavi foi eleito vencedor e o troféu foi muito contestado pelos ingleses.
Mas apesar da derrota individual, Bellingham está próximo de conquistar o Campeonato Alemão sendo o grande destaque de sua equipe. Em 42 partidas disputadas na temporada, o atleta marcou 14 gols e contribuiu com sete assistências. Seu poderio ofensivo, mas também sua capacidade de recompor, ajudar na marcação e sua mentalidade de jogo impressionam para um jovem de 19 anos.
ATLETA DE SELEÇÃO
Desde novembro de 2020, Bellingham passou a frequentar os vestiários da seleção inglesa comandada por Gareth Southgate. Desde então, o atleta participou de 24 partidas com a camisa de seu país e entrou para a história na Copa do Mundo 2022, disputada no Qatar.
Na estreia contra o Irã, o meia marcou um dos gols de sua equipe na vitória por 6 a 2 e tornou-se o segundo jogador mais jovem da história da Inglaterra a marcar um gol em Copas do Mundo.. Com 19 anos e 145 dias, o atleta permanece atrás somente de Michael Owen, que balançou as redes com 18 anos e 190 dias