A lista de finalistas ao prêmio Lev Yashin, dado pela France Football ao melhor goleiro do mundo na cerimônia da Bola de Ouro, contou com um nome inesperado: o sul-africano Ronwen Williams, de 32 anos, que desbancou, entre outros nomes, os brasileiros Alisson e Ederson na lista de indicados.
Williams foi revelado pelo SuperSport United, da África do Sul, em 2010. Atuou no clube até 2022, quando se transferiu para o Mamelodi Sundowns, seu clube atual. Desde 2014, defende a seleção do seu país, com 46 jogos disputados.
E foi justamente pela África do Sul que o goleiro se destacou a ponto de ser indicado para o prêmio de melhor goleiro do mundo, através da disputa da Copa Africana de Nações, disputada entre janeiro e fevereiro deste ano. Na ocasião, o atleta chamou a atenção ao defender quatro de cinco cobranças de pênaltis na disputa diante da seleção de Cabo Verde, nas quartas de final.
Na disputa de terceiro lugar, diante do Congo, o goleiro brilhou mais uma vez e defendeu duas cobranças, garantindo o pódio da competição para a sua equipe. Por conta destas defesas, Ronwen Williams foi eleito o melhor goleiro da Copa Africana de Nações.
➡️ Quem são os 10 jogadores mais cotados para ganhar a Bola de Ouro?
Quem são indicados ao prêmio de melhor goleiro do mundo da Bola de Ouro (Troféu Lev Yashin)?
- Andriy Lunin (Real Madrid)
- Diogo Costa (Porto)
- Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Gianluigi Donnaruma (PSG)
- Giorgi Mamardashvili (Valencia)
- Gregor Kobel (Borussia Dortmund)
- Mike Maignan (Milan)
- Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns)
- Unai Simón (Athletic Bilbao)
- Yann Sommer (Inter de Milão)