A atual temporada será a última de Jürgen Klopp no comando do Liverpool. Mesmo com o restante do ano pela frente, já é possível dizer que o o treinador figura como um dos maiores atores da história dos Reds. Foram sete taças e oito temporadas completas pelo clube, além de um feito notável: o alemão venceu todas as competições de elite que o Liverpool participou pelo menos uma vez.
➡️URGENTE! Klopp deixará o comando do Liverpool ao final da temporada
Não dá para abordar a passagem do treinador pela Inglaterra sem citar a palavra reconstrução: desde 2015, Klopp trabalhou com times muito mais modestos e fez parte de um processo de reformulação do elenco. Foi na gestão do alemão que nomes importantíssimos como Mohamed Salah, Alisson e Virgil van Dijk chegaram ao clube.
Logo primeira temporada pelo Liverpool, o treinador bateu na trave na Europa League. A derrota para o bicho-papão da competição, o Sevilla, demonstrou que o caminho até as glórias exigiria muito trabalho. Dito e feito: foram longos quatro anos até o primeiro título da Era Klopp. A primeira conquista, porém, foi em grande estilo, a Liga dos Campeões 18/19, que quebrou um jejum dos Reds de 13 anos sem o caneco.
A conquista continental, por consequência, deu o direito de disputar o Mundial de Clubes e a Supercopa Europeia, igualmente faturados pelos Reds. A conquista do Mundial, em decisão contra Flamengo, e da Supercopa, nos pênaltis contra o rival Chelsea, encerrou a temporada 18/19 no mais alto nível de glórias internacionais. Porém, ainda faltava afirmar a dominância em solo inglês.
E foi justamente isso que aconteceu na temporada seguinte. Com taça assegurada na 31ª rodada, o Liverpool de Klopp bateu o recorde de campeão mais antecipado da história da Premier League: foram 99 pontos, em campanha espetacular de apenas três derrotas e três empates. Este foi o primeiro troféu de Premier League em Merseyside e quebrou mais um jejum na história do clube: eram 30 anos sem o título da liga inglesa. E que forma de quebrar um tabu, né?
Em 21/22, mais um ano de glórias: desta vez, a temporada das copas na Inglaterra. Após passar um ano inteiro vendo o Manchester City de Pep Guardiola dominar o país em títulos, o Liverpool foi o grande protagonista das competições de mata-mata nacionais. O mais curioso disso tudo é que tanto a FA Cup como a Copa da Liga Inglesa foram conquistadas de forma exatamente igual: nos pênaltis contra o Chelsea, depois de um 0 a 0 no tempo normal.
Como de costume, o título da FA Cup assegurou vaga na final da Supercopa da Inglaterra aos Reds. Em mais duelo fantástico contra Pep Guardiola, que liderou o City a mais um título de liga, o alemão levou a melhor com vitória por 3 a 1 no tempo normal e conquistou a 16ª taça da história do Liverpool na competição.
O troféu da Supercopa, além de ser a conquista mais recente da Era Klopp, também fechou o ciclo de títulos nacionais para Jurgen Klopp, que já tinha 'zerado' a Europa e o mundo entre 2019 e 2020.
A temporada 23/24 terá o inevitável sabor de despedida em Merseyside, porém, como o treinador disse no vídeo de anúncio da saída, ainda há o que desfrutar. O Liverpool de Klopp segue vivo em todas as competições que disputa e pode conquistar o primeiro bicampeonato da era daqui a aproximadamente um mês, no dia 25 de fevereiro, pela decisão da Copa da Liga Inglesa, novamente contra o Chelsea.
Além disso, o time enfrenta o Norwich City no próximo domingo (28), pela quarta fase da Copa da Inglaterra, e espera a realização dos playoffs da Liga Europa para saber seu adversário nas oitavas de final. E mesmo que seja uma competição de segundo escalão europeu, existiria melhor forma de encerrar um ciclo do que conquistando um troféu perdido logo no primeiro ano de trabalho?
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte