A contratação de Gareth Bale pelo Real Madrid virou alvo de investigação. Um grupo de parlamentares enviou denúncia à Comissão Europeia solicitando a análise mais profunda sobre a transação, a mais cara da história. A suspeita é que os Merengues tenham utilizado recursos de bancos salvos pelos governo para pagar o Tottenham, ex-clube do galês, mais de 100 milhões de euros.
A dúvida dos parlamentares é se dinheiro público possa ter sido usado na transação, que ocorreu em 2013.
- O Bankia era um um banco de referência do Real Madrid, o que podia implicar que o dinheiro que a Europa enviava para salvar o banco estava sendo usado para ajudar o Real Madrid - afirmou um dos denunciantes.
São citados pela imprensa do Velho Continente como denunciantes o conservador britânico Daniel Daltos, o vice-presidente do Comitê de Economia da Eurocâmara Sander Loones e o catalão Ramon Tremosa.
O site "Football Leaks" vazou à imprensa documentos da negociação entre Real Madrid e Tottenham na contratação de Bale. Ficou constatado que o jogador custou mais de 100 milhões de euros, pois foi feito parcelamento e o valor iria aumentando gradativamente.