A Conmebol confirmou nesta sexta-feira que a Copa América de 2019, no Brasil, será disputada com 12 seleções, sendo duas delas convidadas: Japão e Catar. Os países filiados são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Havia a possibilidade de o torneio contar com 16 integrantes, mas essa projeção acabou descartada.
O vencedor garante vaga na Copa das Confederações de 2021, no Catar, país-sede da Copa do Mundo do ano seguinte. A competição acontecerá entre 14 de junho e 7 de julho, em sete cidades e oito estádios. A tendência, claro, é que o Maracanã, palco da decisão do último mundial, no Rio de Janeiro, sedie a final.
A Copa América é o torneio mais antigo do mundo, sendo disputado desde 1916, em períodos irregulares. O Chile ganhou a competição em 2015 e também uma edição extra no ano seguinte, ocorrido para comemorar o centenário da competição.
O Uruguai é o maior campeão com 15 títulos nas 45 edições. O último veio em 2011. A Argentina, que não ganha desde 1993, tem 14 taças. O Brasil vem em terceiro, com 8, e não ganha desde 2007. Em 2020, haverá outra edição da competição, nos Estados Unidos.
- A Copa América Brasil 2019 será uma competição emocionante, na qual qualquer um poderá conquistar o título. Além da participação das equipes nacionais de nossas dez Associações Membro, nós o recebemos novamente para a seleção do Japão, com cuja associação estamos unidos por um estreito vínculo de amizade e relacionamento, e pela primeira vez, teremos a participação de a seleção do Qatar, que sediará a Copa do Mundo de 2022 - vibrou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.