Chegou a hora! Nesta segunda-feira, em Londres, a partir das 15h30 (de Brasília), acontece o The Best FIFA Football Awards, premiação da entidade máxima do futebol para coroar o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah são os finalistas escolhidos por votação deste ano. Lionel Messi, um dos maiores vencedores do prêmio, ficou fora do pódio.
Além de premiar o melhor jogador do mundo de forma individual, o evento também conta com a seleção da temporada, onde são eleitos os melhores do mundo de cada posição, com a premiação de melhor treinador e de gol mais bonito da temporada. Ademais, a melhor jogadora e melhor treinadora também são premiadas.
Nesta edição, o evento teve sua data adiantada devido à Copa do Mundo. Normalmente, a premiação ocorre ao fim do ano para integrar o fim de temporada do futebol sul-americano, entretanto, a FIFA decidiu por colocar o prêmio em setembro para que o Mundial da Rússia tivesse mais peso na escolha dos finalistas.
COMO FOI A TEMPORADA DOS FINALISTAS?
CRISTIANO RONALDO - Atual melhor jogador do mundo, o craque português é o favorito para vencer de novo. Se isto acontecer, ele irá se isolar e ficar com a hegemonia da premiação. Sem Messi, seu concorrente direto há praticamente 10 anos, CR7 tem tudo para se corroborar como único jogador com seis prêmios de melhor do mundo.
O camisa 7 fez uma temporada vitoriosa e artilheira, como sempre. Venceu o Mundial de Clubes da FIFA em 2017, fazendo o gol decisivo na final contra o Grêmio. Foi campeão da Liga dos Campeões pela quinta vez na carreira, sendo a terceira consecutiva, além de ser o artilheiro da competição.
LUKA MODRIC - Eleito pela UEFA como melhor jogador da Europa, onde superou CR7 e Salah, seus concorrentes no The Best, e pela FIFA como melhor jogador da Copa do Mundo, o croata do Real Madrid chega como principal candidato para tirar o prêmio de Cristiano Ronaldo, seu ex-companheiro.
O camisa 10 teve uma temporada espetacular pelo clube espanhol, onde venceu a Champions League pela terceira vez consecutiva, e pela Croácia. O meia foi o maestro de sua seleção na Copa do Mundo da Rússia e comandou a melhor campanha da história da Croácia em mundiais, quando conseguiram chegar até a decisão do título, mas acabaram com o vice-campeonato.
MOHAMED SALAH - O egípcio do Liverpool talvez seja o azarão desta premiação. O faraó foi o principal jogador do clube inglês na temporada, quando marcou 46 gols em 54 partidas. Na Premier League, bateu o recorde de gols em um campeonato, com 32 gols marcados e foi eleito o melhor jogador do país em votação feita pelos atletas profissionais.
Além da artilharia da Premier League, Salah foi o vice-artilheiro da Liga dos Campeões, torneio no qual foi o comandante da campanha que levou o Liverpool para a final. Na decisão, o atacante acabou se lesionando no início do primeiro tempo e não conseguiu dar o título aos Reds.
MESSI DE FORA
Principal concorrente de Cristiano Ronaldo, o argentino não ficava de fora do top 3 da premiação há 12 anos. O camisa 10 do Barcelona faturou ao todo 5 prêmios, mas não é eleito o melhor do mundo desde 2015.
Messi fez uma boa temporada com a camisa do clube catalão. Venceu La Liga, sendo artilheiro (33 gols) e o o jogador com mais assistências (12) e a Copa do Rei. Mas seu desempenho apagado na Liga dos Campeões, onde o Barça foi eliminado nas quartas de final pela Roma e a pífia campanha da Argentina na Copa do Mundo, colaboraram para que Lionel ficasse de fora do pódio.
PRÊMIO PUSKAS
O troféu dado para o gol mais bonito da temporada também será dado nesta segunda-feira e tem jogador que atua em solo brasileiro na disputa. Giorgian de Arrascaeta, do Cruzeiro, concorre ao prêmio pelo gol de voleio contra o América-MG no Campeonato Mineiro, em fevereiro deste ano.
Veja o vídeo dos gols nomeados ao prêmio:
Como não poderia ser diferente, entre os finalistas estão quatro gols marcados na Copa do Mundo da Rússia. Pavard contra a Argentina, Cheryshev contra a Croácia, Messi contra a Nigéria e Quaresma contra o Irã.
Cristiano Ronaldo, com o gol de bicicleta contra a Juventus na Champions, Bale também de bicicleta pelo torneio europeu, mas na decisão contra o Liverpool, Salah, com um gol contra o Everton na Premier League, Riley McGree pelo Campeonato Australiano e Lazaros Christodoulopoulos pelo Campeonato Grego completam a lista de concorrentes ao gol mais bonito do ano.
MARTA NOVAMENTE ENTRE AS MELHORES
A maior jogadora de futebol brasileira está de novo no pódio da premiação. Marta já foi indicada ao prêmio 14 vezes e venceu cinco. A camisa 10 do Orlando Pride concorre ao troféu ao lado da norueguesa Ada Hegerberg e com a alemã Dzsenifer Maroszan, ambas do Lyon, da França.