Mudanças nunca são fáceis, principalmente no mundo do futebol. Alguns jogadores demoram a entender a filosofia e estilo do novo clube que passam a defender. Não é o caso de Cristiano Ronaldo. Em seu primeiro ano de Juventus, o português segue como líder e com números altíssimos.
O atacante é o artilheiro da equipe e líder de assistências. O resultado é uma Juventus mais líder do que nunca do Campeonato Italiano e muito próxima do oitavo título consecutivo da Serie A. Os feitos, porém, não são novidades para CR7: o craque tem histórico de ser decisivo em campeonatos nacionais.
ARTILHEIRO
Nas 26 partidas que disputou até o momento na Serie A, Cristiano Ronaldo marcou 19 gols e concedeu dez assistências. O português é o artilheiro do campeonato, junto com Quagliarella (19 gols), mas com mais assistências (o italiano tem nove). Piatek vem logo depois, com 18 gols, somando o desempenho com o Genoa e o Milan. Zapata, da Atalanta, é o quarto, com 16 gols e quatro assistências.
LÍDER
Os números superam, com certa distância, seus companheiros de equipe. Dybala e Mandzukic são os vice-artilheiros, com nove gols, 12 a menos que o português. Na sequência: Pjanic, com quatro gols, 17 a menos que CR7. Em assistências, Dybala e Mandzukic também ficam atrás, com seis a menos que o atacante.
PASSADO ESPANHOL
Os altos números nos Nacionais não é novidade. Pelo Real Madrid, CR7 foi três vezes artilheiro do Campeonato Espanhol. Primeiro, em 2010/11, com 40 gols. Depois, em 2013/14, com 31 gols e em 2014/15, com 48 gols. Além disso, foi artilheiro do elenco madridista em todas as suas 13 temporadas como jogador do clube.
RECORDES I
Naturalmente, Cristiano Ronaldo entrou para a história do Campeonato Espanhol. Em nove temporadas de Real Madrid, o craque ultrapassou, em seis oportunidades, a barreira dos 50 gols. É o primeiro jogador a marar mais de 30 gols em cinco temporadas seguidas de La Liga. Além de ser o jogador com mais hat-tricks do futebol espanhol: com 37.
RECORDES II
CR7 também se tornou o primeiro jogador a marcar 20 gols fora de casa em apenas uma temporada, além de ser o primeiro da história a marcar contra todos os times do campeonato em uma temporada e o mais rápido a atingir a marca de 300 gols em clubes. Deixou o Real Madrid como maior artilheiro do clube, com 451 gols.
PREMIER LEAGUE
CR7 defendeu o Manchester United de 2003 a 2009. Nesse período, foi artilheiro da Premier League em uma ocasião: em 2007/08. Ao todo, pelo clube inglês, foram 292 partidas, com 118 gols marcados e 68 assistências. Conquistou três títulos do Inglês (2007, 2008 e 2009) e uma Champions (2007/08).
PORTUGAL
Cristiano também jogou uma temporada no Sporting, entre 2002 e 2003, antes de ir para a Inglaterra. No Campeonato Português foram poucos jogos, assim como no Sporting, de forma geral. Em sua carreira no clube português, foram apenas três gols e uma assistência. Pela seleção portuguesa, porém, CR7 se tornou o maior artilheiro da história, com 85 gols em 154 jogos.
PANORAMA
Nos dois campeonatos nacionais que mais tem jogos, Cristiano Ronaldo deixou uma marca significante. Na Premier League são, ao todo, 196 jogos, com 84 gols marcados e 45 assistências. No Espanhol, foram 292 jogos, com impressionantes 311 gols e 95 assistências.