Gigante da América do Sul, o River Plate entra em campo nesta terça-feira (24), às 21h30m (de Brasília), no Estádio Mâs Monumental (ex-Monumental de Núñez), em Buenos Aires, para atingir um número marcante. O compromisso contra o Colo Colo, do Chile, pelo jogo de volta das quartas de final, será o de número 400 do clube argentino na história da Copa Libertadores. Vai se tornar o segundo a alcançar a marca, superado apenas pelo Nacional, do Uruguai, que tem 427 partidas na competição.
Quem vencer o confronto desta noite carimba a vaga nas semifinais. O chileno Colo-Colo, igualmente tradicional na Libertadores, vive uma seca histórica contra o adversário. Como visitante no Monumental, foram quatro jogos disputados, com três derrotas e um empate. No último encontro, na Libertadores-2022, o River Plate goleou por 4 a 0.
Outro número histórico da partida será atingido por Franco Armani, que chegará ao 100º jogo na competição. O goleiro do River Plate vai se juntar ao volante argentino Enzo Pérez (100), o meia paraguaio Sergio Aquino (107), o goleiro brasileiro Fábio, do Fluminense (109), e o goleiro paraguaio Ever Hugo Almeida (113), todos com o mínimo de 100 partidas de Libertadores no currículo. Armani é um ídolo do clube, principalmente após os títulos de 2016 e 2018. Das 99 partidas de Libertadores disputadas por ele, em 42 Armani não sofreu gol.
O River Plate precisa de uma vitória sobre o Colo Colo para avançar às semifinais da Libertadores. No primeiro jogo, disputado na última terça-feira (17), em Santiago, as equipes empataram por 1 a 1. O gol dos argentinos foi marcado por Pezzella.