O último dia da janela de transferências está a todo vapor na Europa. Alguns nomes como João Félix, João Cancelo e Sofyan Amrabat, em evidência nos últimos meses do futebol, foram anunciados por clubes do Velho Continente.
Além das movimentações intracontinentais, os aportes financeiros na Arábia Saudita colocaram o mundo árabe em evidência, com peças como Mohamed Salah e Phillipe Coutinho em possível rota de transporte para o Oriente Médio. Confira com o Lance! as principais transações do Deadline Day na Europa.
BARCELONA EM AÇÃO
As negociações com o lateral João Cancelo, do Manchester City, chegaram ao fim. O último dia reaproximou os lados das conversas, com contatos com Arsenal e Bayern de Munique rejeitados pelo atleta, e o ingresso à Espanha, por empréstimo de uma temporada, foi oficializado.
Sonho realizado de João Félix. Insatisfeito no Atlético de Madrid, o atacante tem rusgas não resolvidas com Diego Simeone e acertou a transferência para o time de Xavi Hernández. A contratação é por empréstimo sem opção de compra ao fim do vínculo por conta do fair play financeiro. O contrato do jogador com os 'Colchoneros' é válido até 2027.
PALHA NO FOGO ALEMÃO
O Bayern de Munique esteve próximo de contratar o meio-campista João Palhinha, do Fulham. Destaque do time de Marco Silva já no começo de 2023-24, o português marcou no empate contra o Arsenal e aumentou as apostas bávaras no jogador. Os testes médicos foram realizados e o jogador chegou a posar com a camisa do time da Baviera, mas a negociação foi cancelada devido ao fechamento da janela na Alemanha, já que o Fulham falhou na missão de arranjar uma reposição e prendeu Palhinha.
SEM DESISTIR
O aporte financeiro do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita não para de fazer propostas por jogadores no futebol europeu. O craque Mohamed Salah, do Liverpool, está na mira do Al-Ittihad, de Benzema e Romarinho, e pode acertar sua ida para o Oriente Médio. Os Reds recusaram proposta de 100 milhões de euros pelo atleta, mas a oferta deve ser aumentada para um valor entre 140 e 150 milhões na moeda europeia. Um salário astronômico está sendo oferecido, com um valor entre 500 e 600 milhões de euros por quatro anos para o egípcio.
A onda deixou não só os sauditas em evidência, mas toda a região. O Al-Duhail, do Qatar, pode estar se aproximando de fechar com o brasileiro Phillipe Coutinho. Sem espaço no Aston Villa, o meia não se firmou em seu retorno à Premier League e chegou a ter contatos com Real Betis e Besiktas, mas optou pelo futebol qatari. Já houve o "sim" do jogador, e a situação deve esquentar nas horas finais.
O GUERREIRO VERMELHO
Sofyan Amrabat fez grande Copa do Mundo em 2022 pela seleção do Marrocos e também encheu os olhos do mercado nos últimos meses. Barcelona e Atlético de Madrid observaram de perto e chegaram a iniciar conversas, mas a opção escolhida pelo meia da Fiorentina foi o Manchester United.O jogador deixa a Viola para defender os Red Devils em um contrato de empréstimo com opção de compra em junho de 2024.
LONGAS CONVERSAS
Desde o início da janela, um dos alvos do Atlético de Madrid é o volante Hojbjerg, do Tottenham. Entre esfriamentos e aproximações, os dois times estão ficando perto de um acordo. Os Spurs devem receber uma proposta de empréstimo com opção de compra, que poderia se tornar uma obrigação, nas próximas horas.
O ESPAÇO DESEJADO
Quem finalmente terá oportunidades para demonstrar seu futebol é o central Ryan Gravenberch, do Bayern de Munique. Sem espaço com Julian Nagelsmann e com Thomas Tuchel, o holandês deixará a região da Baviera para aceitar o movimento rumo ao Liverpool de Jürgen Klopp. Serão cinco anos de contrato entre as partes.
Veja as principais transferências realizadas até o momento no dia limite do mercado europeu:
Cole Palmer - do Manchester City para o Chelsea - 45 milhões de euros
Matheus Nunes - do Wolverhampton para o Manchester City - 53 milhões de euros
Nuno Tavares - do Arsenal para o Nottingham Forest - empréstimo
Ansu Fati - do Barcelona para o Brighton - empréstimo
James McAtee - do Manchester City para o Sheffield United - empréstimo
Reinier - do Real Madrid para o Frosinone - empréstimo
Leonardo Bonucci - da Juventus para o Union Berlin - grátis
Clément Lenglet - do Barcelona para o Aston Villa - empréstimo
Jonny Evans - do Leicester para o Manchester United - grátis
Sergio Reguilón - do Tottenham para o Manchester United - empréstimo
Duván Zapata - da Atalanta para o Torino - empréstimo
Samu Castillejo - do Valencia para o Sassuolo - empréstimo
Callum Hudson-Odoi - do Chelsea para o Nottingham Forest - 5 milhões de euros
Arijon Ibrahimovic - do Bayern de Munique para o Frosinone - empréstimo
Boubakary Soumaré - do Leicester City para o Sevilla - empréstimo
João Félix - do Atlético de Madrid para o Barcelona - empréstimo
João Cancelo - do Manchester City para o Barcelona - empréstimo
Brennan Johnson - do Nottingham Forest para o Tottenham - 54 milhões de euros
Sofyan Amrabat - da Fiorentina para o Manchester United - empréstimo
Kolo Muani - do Eintracht Frankfurt para o PSG - 90 milhões de euros
(lista em atualização...)